Reguengo do Alviela poderá ficar isolada esta noite
A povoação de Reguengo de Alviela, em Santarém, deverá ficar isolada a partir das 23:00 de hoje devido à subida do caudal do Tejo, uma medida que a Autoridade Nacional de Protecção Civil disse ser provisória.
"Foi activado o Plano Especial de Emergência para a bacia do Tejo, devido à subida do caudal em Santarém e há a possibilidade de isolamento em Reguengo de Alviela que poderá ocorrer às 23:00", afirmou hoje o adjunto de operações da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), João Verde.
Segundo o responsável, às 17:00 estavam 11 estradas cortadas em Portugal continental devido a inundações, cinco em Aveiro, duas em Beja e Faro, e uma em Viseu e Lisboa, situação que deverá ficar resolvida nas próximas horas.
O alerta amarelo da Protecção Civil, o segundo menos grave de uma escala de quatro, deverá manter-se em todo o país até às 21:00 do dia 02 de Janeiro, embora a situação possa ser reavaliada de acordo com o Instituto de Meteorologia.
"Esperam-se melhores condições do tempo nos próximos dias, pelo menos com valores quantitativos de precipitação menores do que os desta noite", acrescentou João Verde.
O responsável aconselhou ainda a população a ter cuidado com os seus bens e a "não se aventurar" para ver inundações, de carro ou a pé.