Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Investimento da CSN na Cimpor pode chegar perto de seis mil milhões de euros

18.12.09, Planeta Cultural
O esforço financeiro dos brasileiros da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) na oferta pública de aquisição sobre a Cimpor pode chegar aos 5,67 mil milhões de euros.

A oferta da CSN é sobre a totalidade das acções da Cimpor, pelo que na compra dos títulos a empresa brasileira pode gastar 3,864 mil milhões de euros.

Além do capital, as empresas oferentes ficam também com o compromisso de assumir a dívida da empresa alvo. No final de Setembro a Cimpor tinha uma dívida líquida de 1,81 mil milhões de euros, pelo que o esforço financeiro da CSN com esta operação, no máximo, pode ascender a 5,67 mil milhões de euros.

Um valor que a empresa já garantiu que está preparada para efectuar, apesar de a OPA estar condicionada à aquisição de apenas 50% do capital da empresa portuguesa.


A dívida financeira líquida da Cimpor, nos nove meses de 2009, diminuiu cerca de 2,8%, para aproximadamente 1,81 mil milhões de euros, a que corresponde um múltiplo de 3,02 sobre o EBITDA.

No ano passado a CSN atingiu um volume de negócios de 5,4 mil milhões de euros e um resultado líquido de 2,2 mil milhões de euros, o mais alto de sempre da empresa.

De acordo com o Credit Suisse, a empresa brasileira terminou o ano passado com uma dívida líquida de 2,27 mil milhões de dólares, estimando que suba para 3,14 mil milhões de dólares este ano (sem ter em conta a OPA).

Fonte: Jornal de Negócios