Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Editors no Campo Pequeno: Semi-frio

11.12.09, Planeta Cultural

Neste regresso aos palcos nacionais, desta vez com o arriscado «In this Light and On This Evening» na bagagem, os Editors deram um concerto esforçado, pincelado com algum virtuosismo, mas não conseguiram aquecer a noite naquela que se está a tornar numa das principais salas de concertos da capital.

 

Durante quase duas horas, a banda inglesa não se conseguiu libertar das diferenças existentes entre os dois primeiros e este último disco, alternando entre a euforia com que foram recebidos alguns êxitos e a indiferença dispensada pelo público quando eram tocadas, de forma consecutiva, algumas das faixas recentes, onde só as letras as pareciam distinguir.

 

Iniciaram com a muito aplaudida canção que dá nome ao terceiro álbum, com Tom Smith ao piano e os sintetizadores de Russell Leetch a fazerem-se ouvir, num ambiente intimista acentuado pelo azul do LED colocado no palco. Seguiu-se um dos momentos altos da noite com «An End Has a Start», cantado a muitas vozes, que no entanto, já aí, pareciam cansadas talvez por tantos concertos a quem têm assistido nos últimos dias. Outra explicação para a pouca animação do público presente, pode ser encontrada na proibição de se fumar no interior da sala. Com «Blood» parecíamos caminhar para um espectáculo a recordar, mas lá vieram músicas como «You Don`t Know Love» e «The Boxer», onde uma cópia barata de Ian Curtis tentava captar todas as atenções com poses à rock star, captadas pelos inúmeros telemóveis constantemente ligados.

 

Os fiéis ao primeiro registo - «The Back Room», celebraram «Bullets», tendo vibrado verdadeiramente com «Munich» e «Fingers In The Factories» a encerrar o único encore, sendo que a música mais aclamada de todo o concerto foi a energética «Papillon», que promete tornar-se o novo «hino» da banda.

 

Seria injusto não realçar a actuação dos Maccabees, que após uns certinhos Wintersleep e talvez surpreendidos pela adesão do público, contagiaram-nos com temas como «No Kind Words», ou «Love You Better», demonstrando uma grande versatilidade.

 

Já que os Editors prometeram voltar no verão de 2010, não os podiam trazer também?

 

Fonte: Diário Digital