Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Apenas 12 mil clientes de televisão paga têm fibra óptica

02.12.09, Planeta Cultural

O acesso à televisão por subscrição paga através de fibra óptica está a aumentar, mas representa ainda uma fatia reduzida do total de clientes com TV paga. No total eram apenas 12 mil os clientes com fibra óptica, o que representa apenas 0,5% do total.

De acordo com os dados hoje disponibilizados pela Anacom, o número de assinantes cujo serviço se baseia nesta tecnologia atingiu cerca de 12 mil em Setembro, mais do dobro do trimestre anterior.

São três as ofertas sobre fibra óptica actualmente do mercado: uma da Sonaecom, uma da Portugal Telecom (Meo) e uma da Zon/TVCabo, refere o regulador, salientando no entanto que estes operadores “não estão presentes em todas as regiões do país".

No terceiro trimestre de 2009, o número total de assinantes do serviço de TV por subscrição ultrapassou 2,4 milhões, mais 72 mil do que no trimestre anterior e mais 232 mil do que no período homólogo. O acesso através de fibra óptica representa apenas 0,5% do total.

De acordo com a Anacom, os principais motores do crescimento do serviço de TV paga foram, em primeiro lugar, as “outras tecnologias” de acesso (IPTV e similares) e, em segundo lugar, o DTH (“direct to home”).

O serviço de distribuição de TV por cabo representa agora menos de 60% do total de assinantes de TV por subscrição, enquanto o peso das “outras tecnologias” aumentou 1,2 pontos percentuais, representando cerca de 15%. O peso do DTH cresceu para cerca de 26% do total.

Segundo a Anacom, a Zon continua a deter a quota de assinantes de TV por subscrição mais elevada (66,6%), apesar de ter baixado 1,8 pontos percentuais face ao mesmo período do ano anterior. A PT Comunicações, através do Meo, é o segundo maior operador, com uma quota de 20,7% dos assinantes, mais 2 pontos percentuais do que no trimestre anterior. O terceiro maior operador é a Cabovisão, com uma quota de 10,6%. A Ar Telecom tinha 1% do mercado no final de Setembro, a Sonaecom tinha 0,9% e a Vodafone 0,1%.

A Anacom assinala que continua a crescer o número de assinantes do serviço de distribuição por cabo que beneficiam do formato digital, atingindo já 742 mil. Já o número de assinantes do serviço de televisão através da tecnologia Direct To Home (DTH) era de cerca de 624 mil, mais 26 mil que no trimestre anterior.
 

 

Visite aqui a fonte da informação