Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Oi afirma que há muito investimento ineficiente no setor

25.11.09, Planeta Cultural

O diretor de estratégia da Oi, João de Deus, afirmou hoje que algumas obrigações imputadas pela Anatel geraram investimentos ineficientes tanto para a sociedade como para os acionistas das operadoras. "Algo está errado na gestão do modelo, visto que há muito investimento parado em uma ponta e, em outra ponta, investidores esperando para investir", afirmou o executivo.

Para exemplificar esta ineficiência, ele afirma que na região da Oi 54% dos municípios de até 600 habitantes usam menos de 50% da estrutura lá instalada. Em muncípios com 600 a até 10 mil habitantes, 34% deles também não consomem 50% dos serviços disponíveis."Se considerássemos todo o dinheiro parado, significaria dois anos de investimento em banda larga", afirmou.

Ele alertou que essa ineficiência é motivada pelas regras setoriais, e que a troca dos TUPs pelo backhaul foi um primeiro passo para a correção dessas distorções.

O executivo defendeu o estabelecimento de regras assimétricas para as concessionárias, as únicas presentes na maioria dos municípios brasileiros, para que os investimentos já feitos tragam algum retorno econômico e social. "Não podemos sequer oferecer uma tarifa mais barata nesses municípios, porque teríamos que oferecer o mesmo desconto para todas as cidads onde estamos presentes", concluiu.   O executivo participou do 20 Encontro Tele.Síntese.

 

Fonte: TeleSíntese