Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Primeiros usuários já testam nova versão do Orkut

30.10.09, Planeta Cultural

O Orkut, rede social mais popular do Brasil, ganhou uma nova versão. A interface, que foi redesenhada, possibilita uma navegação mais rápida e uma organização maior das informações e atualizações dos amigos. O novo Orkut foi anunciado nesta quinta-feira (29) pelo Google e a adesão está sendo feita gradualmente, através de convites enviados por amigos. A expectativa é que, até o final do primeiro semestre de 2010, todos os internautas já acessem a nova versão.

 

Entre as mudanças, mais opções para personalizar a página do usuário. É possível customizar as cores do perfil, que podem ser azul, azul claro, laranja, rosa e preto. Além disso, a ferramenta “Conte algo para seus amigos!” se aproxima da funcionalidade da ferramenta de microblogging Twitter. Através dela, você pode escrever comentários ou responder os comentários de seus amigos. Há ainda a seção "sugestões de Amigos", em que o orkut lista usuários que você possa ter interesse em adicionar. As últimas atualizações de cada usuário, seja de vídeo, foto ou humor, aparecem na página principal dele.

 

O novo orkut também priorizou a facilidade no compartilhamento de fotos. Será possível fazer upload de várias imagens de uma vez e editar e compartilhar fotos mais rapidamente. Outra novidade é a opção de compartilhamento de fotos com amigos. Na nova versão, é possível definir que grupos de amigos terão acesso às imagens, mesmo que eles não utilizem a rede social. 

 

CONVITES - o Google criou um perfil chamado Danilo Miedi (brincadeira com "me add") para começar a adicionar usuários ao novo Orkut. Ele está sorteando os convites entre quem o adicionou como amigo (o perfil já está lotado). Ele também dá detalhes da nova versão no seu blog e no seu perfil no Twitter. Aliás, na rede social Twitter, muita gente está pedindo para aqueles que já conseguiram entrar que os convidem, usando a tag #novoorkut.

O estudante pernambucano Yeltsin Lima, de 17 anos, foi um dos primeiros a receber o convite. Ele comenta as mudanças: "O orkut agora está bem parecido com o Facebook, com a ferramenta de microblogging e a opção de sugestões de amigos", diz. O Facebook é uma outra rede social, bem mais popular fora do Brasil. Ele afirma que o orkut está mais funcional, mas que a mudança só foi parcial "A navegação nas funções mais básicas está bem mais rápida. Consegui adicionar oito amigos em sete segundos, ou seja, bem mais rápido do que antes. Mas as mudanças no visual foram basicamente na página principal. Seções como amigos, comunidades e o perfil completo ainda estão com o visual antigo", fala. Yestsin postou sobre suas impressões acerca do novo Orkut no blog de tecnologia Fayer Wayer.

 

Um convite para o novo Orkut será sorteado entre os seguidores do JC Online no Twitter. Basta que eles dêem RT na seguinte mensagem: "@jc_online: Eu quero um convite para o novo Orkut". O sorteio será feito na próxima semana.

 

 

Fonte: JC ONLINE