Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Tornado deixa “cenário devastador” em Paredes. Decretada calamidade pública

Em Duas Igrejas, freguesia do concelho de Paredes (distrito do Porto), a destruição é bem visível. Há casas quase sem telhas e carros destruídos com os destroços que saíram das habitações. Vê-se postes de electricidade arrancados e árvores derrubadas.

A Renascença esteve no local e constatou o “cenário devastador” descrito pelo comandante dos bombeiros, Pedro Alves.

“Temos um levantamento de 50 pessoas desalojadas. Todo o percurso do tornado deixou um rasto de destruição tremenda. Tenho fábricas e casas totalmente destruídas, carros totalmente destruídos. A própria igreja ficou afectada”, tendo obrigado a refugiar os populares noutro local.

“Um cenário bastante complicado”, conclui.

Apesar de tudo, não há feridos. Mas os prejuízos são avultados.

Algumas das pessoas que ficaram desalojadas poderão voltar para casa ao final do dia, outras hão-de passar a noite em lares, juntas de freguesia ou até hotéis. São quatro pessoas que não têm qualquer apoio familiar.

Segundo a vereadora Hermínia Moreira, o tornado foi sentido cerca de 3h00, sobretudo nas freguesias de Lordelo, Vilela, Sobrosa e Duas Igrejas.

"Viveram-se momentos assustadores durante a noite", recorda, em declarações à agência Lusa.

Na zona de Vilela há registo de 30 árvores destruídas e prejuízos em instalações de fábricas.

Segundo o site da Autoridade Nacional de Protecção Civil, estão nas freguesias de Vilela, Duas Igrejas e Lordelo 29 operacionais, entre os quais 19 bombeiros, acompanhados por nove veículos.

 

 

 

Para visitar a fonte da informação clique aqui

Comunicado aos nossos leitores

1- Planeta Cultural é um Blog que tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular nas páginas da Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de Comunicação Social, que nem sempre será viável citar ou referenciar. Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo, o favor de me contactar via e-mail (constante no meu perfil público), na sequência de que procederei à sua imediata remoção.

2 - Os comentários expressos neste "Blog", vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste sítio, "Blog", pelo que, publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo. Reserva-me também o direito de eliminar qualquer comentário que possa considerar difamatório, ofensivo, calunioso ou prejudicial a terceiros, bem como textos de carácter promocional que também poderão ser excluídos.

Atenciosamente;

---------------------------------R. C.
-------------Administrador do Planeta Cultural

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.