Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]






Comentários recentes

  • Triptofano!

    Realmente no Porão qualquer excitação ficaria auto...

  • Veegam

    Como obter Stellar Lumens gratis!https://steemit.c...

  • Firmino

    deus vê a quem a gente faz bem e depois no fim lev...

  • Planeta Cultural

    O ser humano consegue bem de longe ser pior que os...

  • Maribel Maia

    É com muita pena que leio notícias dessas!





Através de um computador quântico, a NSA poderá decifrar qualquer senha

Sábado, 04.01.14

A Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos está trabalhando na elaboração de um computador quântico que poderá decifrar qualquer senha, inclusive as de mais alta segurança, revelou com exclusividade jornal The Washington Post, a partir dos documentos divulgados por Edward Snowden. O desenvolvimento da computação quântica é um objetivo perseguido há anos pela comunidade científica e no qual a NSA, a União Europeia e a Suíça fizeram grandes avanços na última década.

 

Um computador quântico é muito mais rápido que um comum. É capaz de decifrar todas as formas de codificação, inclusive as mais seguras, que são utilizadas para proteger segredos de Estado, transações financeiras, e informação médica e de negócios. Segundo os documentos proporcionados por Snowden, os trabalhos da NSA para construir um computador quântico fazem parte de um programa de pesquisa de US$ 79,7 milhões chamado de "Penetrando alvos difíceis".

 

Os especialistas consideram que a NSA não está mais próxima que a comunidade científica de alcançar o ambicioso objetivo da computação quântica. Há uma década, alguns analistas garantiam que o computador quântico poderia chegar nos próximos dez ou 100 anos. Entretanto, faz cinco anos que alguns deles consideraram que ainda faltavam pelo menos dez anos para se alcançar esse objetivo.

 

A diferença entre a computação quântica e a clássica é que esta última usa o sistema binário - os bits - e a primeira utiliza os "bits quânticos", ou qubits. Enquanto um bit deve ser necessariamente um algarismo 0 ou 1, um qubit pode ser 0, 1, ou uma superposição de ambos.

 

Um computador clássico, até mesmo os mais rápidos, deve fazer um cálculo de cada vez, enquanto um quântico pode evitar cálculos desnecessários para resolver um problema, o que permite encontrar a resposta mais rapidamente. Os computadores quânticos são extremamente delicados, por isso, se não forem protegidos adequadamente, o sistema pode falhar.

 

 

 

Para visitar a fonte da informação clique aqui

Autoria e outros dados (tags, etc)

Publicado por Planeta Cultural às 13:38


Pesquisar

 



Contacto

planetacultural@sapo.pt

Comunicado aos nossos leitores

1- Planeta Cultural é um Blog que tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular nas páginas da Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de Comunicação Social, que nem sempre será viável citar ou referenciar. Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo, o favor de me contactar via e-mail (constante no meu perfil público), na sequência de que procederei à sua imediata remoção.

2 - Os comentários expressos neste "Blog", vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste sítio, "Blog", pelo que, publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo. Reserva-me também o direito de eliminar qualquer comentário que possa considerar difamatório, ofensivo, calunioso ou prejudicial a terceiros, bem como textos de carácter promocional que também poderão ser excluídos.

Atenciosamente;

---------------------------------R. C.
-------------Administrador do Planeta Cultural