Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]






Comentários recentes

  • Triptofano!

    Realmente no Porão qualquer excitação ficaria auto...

  • Veegam

    Como obter Stellar Lumens gratis!https://steemit.c...

  • Firmino

    deus vê a quem a gente faz bem e depois no fim lev...

  • Planeta Cultural

    O ser humano consegue bem de longe ser pior que os...

  • Maribel Maia

    É com muita pena que leio notícias dessas!





Artista portuguesa dá nome a cratera do planeta Mercúrio

Quinta-feira, 26.12.13

 

A autoridade astronómica internacional decidiu dar o nome da artista plástica Maria Helena Vieira da Silva a uma cratera em Mercúrio. A pintora portuguesa foi eleita entre um  conjunto de dez personalidades que se destacaram pelo contributo dado às artes.   

 

Entre os  nomes encontra-se o do músico Johnn Lennon, o do jornalista e romancista Truman Capot, entre outros. A iniciativa tem como objetivo nomear as crateras de Mercúrio com nomes de artistas falecidos, incluindo músicos, pintores e autores que tenham contribuído e marcado a diferença no seu setor, revelando ser figuras artística e historicamente reconhecidas há mais de 50 anos.
 
As honras são concedidas pela União Astronómica Internacional, entidade global responsável pela nomenclatura planetária e de satélites, tendo as propostas sido apresentadas pela equipa do veículo espacial Messenger da NASA.  
Helena Vieira da Silva e as restantes nove personalidades agora eleitas vão, assim, juntar-se às 114 crateras já nomeadas desde 2008, ano em que o Messenger passou por Mercúrio pela primeira vez.  
A artista plástica lusa nasceu em 1908 em Lisboa, estabelecendo-se como pintora em Paris, onde conheceu o marido, Arpag Szenes, também ele artista plástico. Em 1988, foi eleita Membro da Royal Academy of Arts de Londres e ordenada Officier de la Legion d'Honnerus, com insígnias entregues pelas mãos do Presidente François Miterrand. 
 
Falecida em 1992, na 'cidade das luzes', Vieira da Silva conta com obras expostas no Centre Georges Pompidou, de Paris, no MoMA e Guggenheim de Nova Iorque, na Tate Collection de Londres, no Thyssen-Bornemisza de Madrid, no Art Institute of Chicago, no Ashmolean Museum em Oxford e na Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Para visitar a fonte da informação clique aqui

Autoria e outros dados (tags, etc)

Publicado por Planeta Cultural às 13:43


Pesquisar

 



Contacto

planetacultural@sapo.pt

Comunicado aos nossos leitores

1- Planeta Cultural é um Blog que tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular nas páginas da Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de Comunicação Social, que nem sempre será viável citar ou referenciar. Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo, o favor de me contactar via e-mail (constante no meu perfil público), na sequência de que procederei à sua imediata remoção.

2 - Os comentários expressos neste "Blog", vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste sítio, "Blog", pelo que, publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo. Reserva-me também o direito de eliminar qualquer comentário que possa considerar difamatório, ofensivo, calunioso ou prejudicial a terceiros, bem como textos de carácter promocional que também poderão ser excluídos.

Atenciosamente;

---------------------------------R. C.
-------------Administrador do Planeta Cultural