Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

China prepara aumento da idade da reforma

25.12.13, Planeta Cultural

O governo chinês prepara-se para aumentar a idade da reforma, pela primeira vez desde 1950, para combater a redução do número de trabalhadores que está identificada como uma ameaça ao crescimento económico.

 

De acordo com o que é noticiado pela Bloomberg, que cita o vice-ministro chinês dos recursos humanos e da segurança social, Hu Xiaoyi, a idade da reforma aumentará gradualmente pretende-se que seja cinco anos mais elevada em 2020 do que é hoje.

 

A actual idade da reforma na China é de 50 anos para as mulheres e 60 anos para os homens.

 

O aumento da idade da reforma está a ser considerada pelos analistas como uma política mais eficaz no combate à redução do número de trabalhadores do que a iniciativa de permitir mais do que um filho, anunciada recentemente.

 

O número de pessoas com idade para trabalhar (população activa) diminuiu em 3,45 milhões durante o ano passado, de acordo com o Governo de Pequim. As Nações Unidas prevêem que entre 2015 e 2025 a população chinesa com idades entre os 15 e os 59 anos registe uma diminuição de 24 milhões pessoas, enquanto nos segmentos etários acima dos 65 anos o aumento deverá ser de 66 milhões.

 

De acordo com a Bloomberg, a escassez de mão-de-obra tem feito aumentar os custos do trabalho na China levando algumas empresas, como a Samsung a deslocalizar a sua produção para países como o Vietname.

 

 

Para visitar a fonte da informação clique aqui