Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]






Comentários recentes

  • Triptofano!

    Realmente no Porão qualquer excitação ficaria auto...

  • Veegam

    Como obter Stellar Lumens gratis!https://steemit.c...

  • Firmino

    deus vê a quem a gente faz bem e depois no fim lev...

  • Planeta Cultural

    O ser humano consegue bem de longe ser pior que os...

  • Maribel Maia

    É com muita pena que leio notícias dessas!





Satélite europeu vai cair algures na Terra

Quinta-feira, 07.11.13


Satélite europeu com uma tonelada ficou sem combustível e tem estado diariamente a perder 2,5 milhas de altitude.

Entre 25 a 45 fragmentos do satélite da Agência Espacial Europeia que mapeava o campo gravitacional da Terra deverão cair algures no planeta nos próximos dias.

 

O satélite de uma tonelada ficou sem combustível no mês passado, tem estado diariamente a perder 2,5 milhas (pouco mais de 4000 metros) de altitude e irá desintegrar-se antes de chegar à Terra.

 

Alguns dos fragmentos podem pesar cerca de 90 quilogramas, mas, apesar de não se fazer ideia em que local irão cair, especialistas europeus consideram que a probabilidade de atingirem alguém é muito pequena, uma vez que devem ter impacto em áreas de aproximadamente apenas entre 13 a 18 metros quadrados.

 

"Se compararmos isso com a superfície do planeta, é um número muito baixo", refere o responsável pela missão espacial, Rune Floberghagen, ao "The New York Times". A previsão é que os fragmentos atinjam o solo no princípio da próxima segunda-feira.

 

Estima-se que anualmente cerca de 100 toneladas de matérias diversas caiam na Terra.

 

Há dois anos, a perspetiva da queda de um satélite não tripulado da NASA causou alguns receios, mas acabou por ocorrer no meio do Pacífico. No ano passado caiu também no mesmo oceano uma nave espacial russa, que partira da Terra com destino a Marte mas revelou problemas de funcionamento.

 

Em 2008, as Nações Unidas estipularam diretivas para reduzir o impacto causado pela queda de destroços de equipalmentos espaciais, mas o satélite europeu que deverá atingir a Terra nos próximos dias já havia sido concebido por essa altura, pelo que não incluiu os previstos dispositivos adicionais de segurança.

Para visitar a fonte da informação clique aqui

Autoria e outros dados (tags, etc)

Publicado por Planeta Cultural às 20:51


Pesquisar

 



Contacto

planetacultural@sapo.pt

Comunicado aos nossos leitores

1- Planeta Cultural é um Blog que tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular nas páginas da Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de Comunicação Social, que nem sempre será viável citar ou referenciar. Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo, o favor de me contactar via e-mail (constante no meu perfil público), na sequência de que procederei à sua imediata remoção.

2 - Os comentários expressos neste "Blog", vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste sítio, "Blog", pelo que, publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo. Reserva-me também o direito de eliminar qualquer comentário que possa considerar difamatório, ofensivo, calunioso ou prejudicial a terceiros, bem como textos de carácter promocional que também poderão ser excluídos.

Atenciosamente;

---------------------------------R. C.
-------------Administrador do Planeta Cultural