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Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

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Túnel subaquático liga Europa à Ásia em Istambul

29.10.13, Planeta Cultural

As obras duraram nove anos. O túnel tem 1400 metros debaixo de água. Na inaguração, a polícia usou gás lacrimogénio para dispersar manifestantes anti-Erdogan.

A Turquia inaugurou hoje em Istambul o túnel ferroviário que une a Ásia e a Europa, construído debaixo do estreito do Bósforo e que liga os lados europeu e asiático da cidade. A inauguração do megaprojeto aconteceu no mesmo dia em que a Turquia comemora os 90 anos da sua República.

O túnel Marmaray vai permitir deslocações entre os dois continentes em quatro minutos.  "O Marmaray, que esteve suspenso durante 150 anos, é finalmente uma realidade", disse o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, perante uma multidão compacta de muitos milhares de pessoas concentradas do lado asiático de Istambul.

O primeiro-ministro já foi presidente da Câmara de Istambul e era um grande defensor do projeto. "Marmaray é um projeto de paz e de solidariedade que poderá ligar Pequim a Londres", salientou o primeiro-ministro, um dos passageiros do primeiro comboio intercontinental.

O túnel tem como objetivo facilitar o tráfego intercontinental num trajeto que é usado diariamente por muitos milhares de habitantes da cidade. A ideia remonta a 1860 mas a falta de meios técnicos e de dinheiro fizeram com que só voltasse a ser falado
 nos anos 90 do século passado.

Com o apoio financeiro do Banco do Japão para a cooperação internacional e do Banco Europeu de Investimentos a obra começou em 2004, a cargo nomeadamente de um consórcio de empresas turcas e japonesas e de empresas espanholas. O custo total da obra está estimado em três mil milhões de euros.

Os trabalhos deviam ter sido concluídos em quatro anos mas estiveram muito tempo suspensos devido à descoberta de uma série de tesouros arqueológicos.

Enquanto decorria a cerimónia de inauguração, a polícia dispersou com gás lacrimogéneo milhares de pessoas que se manifestavam contra o regime de Erdogan, segundo a agência France Presse.


O túnel não servirá apenas para comboios urbanos, transportando diariamente até 1,5 milhões de pessoas para os dois lados de Istambul, mas também terá uma via para comboios de longa distância que liguem a Europa e a Ásia. A partir de 2015 deverá estar pronto para a circulação rodoviária.

 

 

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