Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Festival de música no Leste de Angola

19.10.13, Planeta Cultural


A cidade de Saurimo, na província da Lunda-Sul, acolhe a 3 de Novembro a fase final do Festival Nacional de Música Popular Angolana “Variante”, edição 2013, com a participação de representantes de todas as províncias do país.

 

Uma nota da Direcção Nacional de Acção Cultural informa que o festival se realiza no âmbito das comemorações do 38º aniversário da Independência Nacional de Angola, e que tem por objectivo estimular a criatividade dos artistas e preservar a identidade cultural no domínio da música. A participação no evento é individual ou em duo e os concorrentes devem apresentar a concurso apenas uma música inédita, cuja duração não pode exceder quatro minutos.


Os concorrentes são avaliados por um júri que vai analisar a estrutura melódica, letra, voz e entrosamento harmónico. O organizador do festival, o Ministério da Cultura, vai atribuir prémios aos três primeiros classificados e certificados a todos os participantes.


Os concorrentes das províncias do Bengo, Kwanza-Sul, Cunene, Bié, Huambo, Kuando-Kubango, Huíla, Cabinda, Namibe, Benguela, Uíge, Zaire, Kwanza-Norte e Luanda vão fazer os ensaios entre os dias 25 e 30 deste mês, na capital do país, acompanhados pela banda Voga. Os do Moxico, Malange, Lunda-Norte e Lunda-Sul fazem os ensaios em Saurimo, entre os dias 28 e 31 de Outubro, com o acompanhamento do grupo Moyowenus, da Lunda-Sul.


Os concorrentes que vão passar por Luanda partem para Saurimo no dia 31. Os dias 1 e 2 de Novembro vão estar reservados para o pré-ensaio e ensaio geral de todos os concorrentes acompanhados pelas bandas musicais.


O vencedor da última edição foi Eduardo Fernandes, da província de Luanda, secundado por Leopoldo Adeodat Ernesto Viana, do Namibe, e Branca Celeste Gonçalves, da Lunda-Sul.

 

 

Para visitar a fonte da informação clique aqui