Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Papa Francisco "sofre" quando papel das mulheres na Igreja é reduzido à "servidão"

12.10.13, Planeta Cultural

O Papa Francisco assegurou hoje que "sofre" quando vê que na Igreja e nas organizações eclesiásticas se reduz o papel das mulheres apenas à "servidão".

"Sofro e digo-vos a verdade, quando vejo na Igreja ou nalgumas instituições  eclesiásticas que o papel da mulher fica relegado a um papel de servidão  e não de serviço. Vejo mulheres que fazem coisas de servidão e não de serviço",  afirmou. 

O Papa discursava durante a convenção celebrada pelos 25 anos da carta  apostólica "Mulieris Dignitatem" de João Paulo II sobre a mulher. 

O Papa, que sempre defendeu a importância do papel da mulher, explicou  que é necessária uma reflexão de toda a Igreja "para dar maior valor à presença  das mulheres".

Em relação à carta apostólica, Francisco explicou que nesta se falava  sobre a maternidade da mulher e afirmou que "ainda que as coisas tenham  mudado na evolução cultural e social, é um facto que a mulher dá à luz pessoas".

"Dando à mulher a maternidade, Deus confiou à mulher de uma maneira  muito especial o ser humano", sublinhou o papa. 

Perante isto, o papa argentino explicou que existem "dois perigos sempre  presentes", sendo um o de "reduzir a maternidade a um papel social, a um  dever, ainda que nobre, mas que não ajuda a construir plenamente a comunidade"  e o outro o de "promover uma espécie de emancipação que abandona o feminino  e os valiosos rasgos que o caracterizam". 

O ex-arcebispo de Buenos Aires reiterou a ideia, já várias vezes expressa,  de que "a Igreja é mulher e mãe". 

 

 

Para visitar a fonte da informação clique aqui