Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]






Comentários recentes

  • Triptofano!

    Realmente no Porão qualquer excitação ficaria auto...

  • Veegam

    Como obter Stellar Lumens gratis!https://steemit.c...

  • Firmino

    deus vê a quem a gente faz bem e depois no fim lev...

  • Planeta Cultural

    O ser humano consegue bem de longe ser pior que os...

  • Maribel Maia

    É com muita pena que leio notícias dessas!





Eventos com entrada livre no Porto e norte do país!

Quinta-feira, 05.09.13

Entre 5 e 11 de setembro divirta-se com o roteiro escape recheado de borlas para o Porto e zona norte. Aproveite, é grátis!

 

Há muita música para ouvir no Porto e zona norte esta semana. Teatro, cinema, exposições e outros eventos prometem preencher estes dias com actividades à borla. Aproveite para se divertir, é grátis!

 

Festival Bango na Benedita Bango é um festival de música e artes que celebra o talento local e não só, nas mais diversas áreas artísticas. A celebração, que vai já na X edição e conteve na Benedita, em Leiria, é um Festival solidário em que os possíveis lucros são usados na concessão de bolsas de estudo a jovens da região com grandes capacidades mas com extremas dificuldades económicas. Este ano o Festival realiza-se nos dias 6, 7 e 8 de setembro e conta com atividades como concertos, espetáculos de dança e animações de rua. O Martim (dia 6), Samuel Úria (dia 7) e João Seilá (dia 8), são três dos nomes que vão deliciar os festivaleiros deste ano. A entrada é gratuita. Saiba mais sobre o programa do festival no site do Bango ou na página de Facebook.

 

Farsas per Musica pelo Teatro das Beiras O Teatro das Beiras traz ao Pátio da Inquisição, em Coimbra, esta sexta-feira, 6 de setembro, o espetáculo "Farsas per Musica", de Goldoni, numa sessão que acontece pelas 21h30 com entrada gratuita. Organizado a partir de duas farsas do célebre autor italiano - "Il Matrimónio Discorde" e "La Cantarina", o espetáculo tem encenação de Gil Salgueiro Nave, diretor artístico do Teatro das Beiras, e música de Helder Gonçalves.

 

Ponte Party People em Braga Days of JulyThe Filthy Pigs são as mais recentes confirmações para a quinta edição do Ponte Party People 2013, que acontece a 13 de setembro no Parque da Ponte, em Braga. Estes nomes juntam-se assim aos já confirmados Riding Pânico e Juba. A Ponte Party People,  festival de acesso gratuito, direcionado para um público jovem, com muitas horas de animação com concertos, live acts e djs. Saiba tudo na página de Facebook deste festival de entrada livre.

 

Neil Hannon em Guimarães «Bang Goes The Knighthood», o mais recente álbum de Neil Hannon a solo, é apresentado este sábado no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães. O antigo músico dos Divine Comedy assume-se sozinho em palco, neste concerto, que acontece às 22h00, com entrada livre.

 

Roque no Rio em Coimbra A Praia Fluvial Torres do Mondego, em Coimbra, acolhe mais um fim de semana de Roque No Rio, uma iniciativa que junta nas margens do Mondego música e cinema. A iniciativa decorre no primeiro fim de semana de cada mês, até setembro - este é o último fim de semana - na Praia Fluvial de Torres do Mondego, sempre com entrada livre. Para sábado e domingo estão reservadas as sessões de cinema ¿Dónde está Kim Basinger? e Louise-Michel, pelas 22h00 e, para domingo, o concerto do trio de Aveiro  The Underdogs, pelas 17h00.

 

Paus em Guimarães O Centro Cultural Vila Flor recebe esta sexta-feira um concerto de Paus, pelas 22h00, em que a banda apresentam o seu álbum de estreia, "Paus". Joaquim Albergaria é um dos dois bateristas do projeto, juntando-se a Hélio Morais (bateria) dos If Lucy Fell e Linda Martini, Makoto Yagyu (baixo) dos If Lucy Fell e Riding Pânico, e João "Shela" Pereira (teclas) dos If Lucy Fell. Para ver e ouvir com entrada livre.

 

Feira Saudável e de Produtos Tradicionais em Coimbra Os domingos de setembro, entre as 10h00 e as 14h00 são mais saudáveis e tradicionais em Coimbra. A Feira Saudável e de Produtos Tradicionais realiza-se todos os domingos no Meeting Point (Praceta José Ledesma Criado, na zona sul da esplanada Silva Guimarães).Nesta Artigos tradicionais, bem como produções caraterísticas do concelho, como o sal e o arroz,  produtos de agricultura biológica e de medicina natural, são algumas das coisas que pode encontrar neste mercado. Terapias alternativas, palestras e workshops, bem como animação cultural com música, folclore, teatro e exposições são outras opções disponíveis nesta feira de entrada livre.

 

 

Workshop de Documentário Criativo em Águeda Entre os dias 2 e 21 de setembro, o  Fórum Municipal da Juventude, em Águeda, acolhe um Workshop de Documentário Criativo. Durante a formação os participantes serão estimulados a desenvolver vídeos de curta duração a partir das vivências do seu quotidiano. As sessões práticas serão acompanhadas de demonstração técnica das ferramentas audiovisuais e exploração de conceitos relativos à realização de documentário. O resultado desta oficina será depois exibido numa sessão pública a decorrer na cidade. A inscrição pode ser feita através do email: incubadora.cultural@cm-agueda.pt ou do Tel: 234 180 151. Saiba mais sobre este workshop gratuito na página de Facebook.

 

Jos de Gruyter e Harald Thys na Culturgest Porto “Sobre a relação entre o mundo real e o mundo paralelo” é a exposição de Jos de Gruyter e Harald Thys patente na Culturgest Porto até dia 21 de setembro. Os dois artistas, que trabalham em conjunto desde o final da década de 1980, produziram ao longo dos anos numerosas obras em vídeo, pelas quais são mais conhecidos, mas o seu trabalho engloba também, com frequência, fotografias, esculturas e desenhos. Inspirando-se na realidade quotidiana, e fazendo uso de um humor absurdo, Jos de Gruyter e Harald Thys retratam de forma caricatural e impiedosa a nossa condição humana. O vídeo “About the relationship between the real world and the parallel world” (2010), divertida elucidação, em tom didático, dos mundos paralelos pelos quais esta dupla de artistas se tem aventurado, pode ser visto neste espaço cultural na Avenida dos Aliados de sexta a sábado às 10h00 e quinta-feira às 13h00.

 

A Torre dos Clérigos e os seus fotógrafos no CPF O Centro Português de Fotografia tem patente a exposição "A Torre dos Clérigos e os seus fotógrafos"no âmbito de uma parceria com a Irmandade dos Clérigos e no âmbito das Comemorações do aniversário da Torre dos Clérigos. Farol da igreja que se tornou farol da cidade, anunciando o porto aos navios da barra, pilar dos céus e da identidade, a Torre, simultaneamente sagrada e cívica é a superação da igreja e, no imaginário dos portuenses, a superação de si. Foi isso que os fotógrafos entenderam e ajudaram a construir. Para ver na antiga Cadeia da Relação, até dia 24 de novembro.

 

XV PortoCartoon-World Festival no aeroporto O Aeroporto Internacional Francisco Sá Carneiro tem patente até dia 31 de dezembro a exposição do XV PortoCartoon-World Festival, considerado um dos três principais festivais de desenho humorístico do mundo, organizado pelo Museu Nacional da Imprensa. Este ano sob o tema Liberdade, Igualdade e Fraternidade, pode apreciar um conjunto de obras participantes no certame quando estiver de passagem por este aeroporto.

 

Orquestra de Jazz de Matosinhos na Avenida dos Aliados Dia 6 de setembro, sexta-feira, pelas 21h30, venha até à Avenida dos Aliados assistir a este concerto com entrada gratuita pela Orquestra Jazz de Matosinhos, que junta os arranjos cuidados de Pedro Guedes e Carlos Azevedo ao discurso improvisado de destacados solistas. Os programas que apresenta são variados, e tanto podem voltar-se para o repertório mais relevante dedicado a esta formação em todos os períodos históricos, como interpretar a nova música escrita pelos compositores dos nossos dias. A não perder, com entrada gratuita!

 

“Sónia e as Profissões” no Dolce Vita Porto Este domingo leve os mais pequeños a ver o espetáculo “Sónia e as Profissões” no Dolce Vita Porto. Sónia Araújo vai desafiar miúdos e graúdos a cantarem em conjunto os sucessos do disco “Sónia e as Profissões”. Prometendo muita alegria e animação, o concerto, de entrada gratuita, tem início às 16h00 e será seguido de sessão de autógrafos e fotografias com a artista.

 

Memórias no Centro da Festa em Vila do Conde Atividades desportivas, como aulas de ioga, zumba e pilates, nos jardins; ateliers e workshops, para graúdos e miúdos, onde não faltarão vindimas tradicionais, confeção de pão tradicional, ateliers de chocolate ou cake design, entre outros; inúmeros espetáculos, para todas as idades que vão desde os teatros de marionetas, passando pela dança, música e performance, encerrando as Memórias com um sunset ao som de Bossa Nova… Estas são as propostas da iniciativa “As Memórias no Centro da Festa”, que decorre no Centro de Memória de Vila do Conde nos dias 7 e 8 de setembro. Um fim de semana cheio de atividades e animação, para toda a família, de acesso gratuito. Este ano a novidade é uma sessão de cinema ao ar livre, nos jardins do Centro de Memória, na noite de sábado. Toda a informação sobre o evento no site da Câmara Municipal de Vila do Conde

 

Avô Cantigas no Vivaci Maia O Avô Cantigas visita o Vivaci Maia no próximo dia 15 de setembro para um concerto gratuito que promete momentos de grande alegria e diversão. O espetáculo terá lugar a partir das 16h00, no Piso 1, e será seguido de uma sessão de autógrafos com o avô mais famoso de Portugal. Este é o ponto alto da programação infantil do Vivaci Maia que propõe ateliês infantis ao domingo; Hora do Conto aos sábados na livraria Book It e sessões no Planetário. ‘Mês da Pasta às Costas’ é o tema dos ateliês a realizar durante o mês de setembro no Espaço Traquinas. Entre as 10h00 e as 13h00, os mais novos vão aprender a fazer “um pisa papéis para ter na secretária” (dias 7 e 8). Tudo com entrada gratuita! Conheça o programa completo no site do Vivaci Maia.

 

Insufláveis em Vila Nova da Barquinha Durante todo o verão há um conjunto de insufláveis para divertimento dos mais novos em Vila Nova da Barquinha. Os dias 7 e 21 de setembro vão ser de grande brincadeira entre as 16h00 e as 19h00 e das 20h00 às 22h00, no Barquinha Parque. Saiba mais no site da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha.

 

Aulas de Zumba Diversão, alegria e ritmos latinos esperam os visitantes do Vivaci Maia até ao final de setembro, com a realização de aulas gratuitas de Zumba, uma modalidade muito em voga nos últimos tempos. Prometendo muita animação, as aulas de Zumba realizam-se todos os sábados, a partir das 19h30, até 28 de setembro, permitindo aos visitantes experimentarem uma modalidade de aeróbica que se inspira nos ritmos enérgicos das danças latinas. As aulas, organizadas pela Flor de Lótus, são gratuitas e não requerem inscrição prévia.

 

Dominguinhos no Mar Shopping E que tal vir descobrir que a matemática permite até fazer “ginástica acrobática”? Ou aprender com Diana alguns truques para se tornarem os melhores gladiadores do Coliseu de Roma? Este fim de semana promete no MAR Shopping! No sábado, “Gladiadores” arrancará gargalhadas a todos. No domingo, dia 8, os miúdos vão perceber com “O rapaz que tinha zero a matemática” que esta é uma disciplina muito prática, em mais uma “Hora do Conto”. Só têm de trazer alegria e imaginação, porque a programação infantil no MAR Shopping é por conta da casa! No âmbito das Sessões Grátis de Cinema Infantil, este sábado, 7 de setembro, os mais pequenos podem assistir a Gladiadores, um filme muito divertido para toda a família que o MAR Shopping exibe às 10h30, em mais uma sessão grátis de cinema infantil.  As entradas são válidas para crianças dos 3 aos 12 anos, obrigatoriamente acompanhadas pelo menos por um adulto, num máximo de cinco pessoas por grupo. Os bilhetes podem ser levantados no Balcão de Informações do MAR Shopping,  de segunda a sexta-feira, entre as 10h00 e a meia-noite. Saiba mais no site do Mar Shopping.

 

Luvas de Guarda-Redes em Pampilhosa da Serra Todas as crianças que gostam de futebol vão concretiza ficar entusiasmadas com esta exposição de entrada livre patente no Edifício Monsenhor Nunes Pereira, em Pampilhosa da Serra. Pela primeira vez em Portugal decorre uma exposição de luvas de guarda-redes nacionais/internacionais de futebol. A exposição, da autoria de Carlos Carvalho, guarda-redes do Grupo Desportivo Pampilhosense, consiste na exibição de luvas de guarda-redes de diversas equipas do campeonato nacional e estrangeiro. São luvas originais, de várias marcas, vários tamanhos e a maioria personalizadas com o seu nome ou apelido. Aberta até dia 30 de setembro, funciona entre as 10h00 e as 12h30 e das 14h00 à 18h30.

 

Cinema Fora do Sítio no Porto Até dia 8 de setembro prepare-se para ver alguns dos melhores filmes em locais como o Mercado da Ribeira, a Praia do Homem do Leme ou o Forte de São João da Foz. O Ciclo Cinema Fora do Sítio decorre no Porto, em sítios diferentes e promete só sucessos de bilheteira. Todos os sábados e domingos, às 22h00.

 

Porto ativo Atividades ao ar livre para se mexer durante todo o verão na cidade! Taichi: Ao sábado nos Jardins do Palácio de Cristal, junto à Concha acústica, das 09h00 às 11h00, e no Monte Aventino, das 16h00 às 17h00, e ao domingo no Parque da Cidade, junto ao Edifício Transparente, das 10h00 às 11h00. Anda Porto: Caminhadas e corridas orientadas por técnicos especializados, apenas à terça-feira e quinta-feira, às 19h00, e ao sábado, às 11h00. O percurso começa junto ao Edifício Transparente. Yoga: Ao sábado, até setembro, nos Jardins do Palácio de Cristal, das 10h00 às 11h00, e no Monte Aventino, das 15h00 às 16h00. Ao domingo no Parque da Cidade, junto ao Edifício Transparente, das 11h00 às 12h00.

 

Porto Sunday Sessions A partir de setembro, o Porto Sunday Sessions ocupa novamente o Parque da Cidade, com muita música, animação e algumas atividades. Saiba mais sobre este evento de entrada livre na página de Facebook do Porto Sunday Sessions.

 

Graça Morais em Bragança O Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, em Bragança, tem patente uma exposição para descobrir uma parte do espólio desconhecido da artista. A maior mostra antológica da artista, demarcada entre os trabalhos realizados em 1970, enquanto finalista da Escola Superior de Belas Artes do Porto, e uma intervenção efémera nas paredes de uma das salas, criada especificamente para esta ocasião, são trabalhos para apreciar. A par de um conjunto significativo de obras que nunca tinham sido expostas até ao momento, capazes de surpreender mesmo aqueles que julgam conhecer bem o trabalho de Graça Morais, integram esta antologia obras emblemáticas de séries como "O Rosto e os Frutos", "Os Cães", "Cabo Verde", "As Escolhidas", "Geografias do Sagrado", "Deusas da Montanha", "Olhos Azuis do Mar" ou "Sombras do Medo". Uma Antologia: Da Terra ao Mar - Pintura e Desenho (1970/2013) está em exibição até dia 30 de novembro, de terça a domingo, das 10h00 às 14h00, com entrada livre.

 

Estados de Alma As Caves Calém, em Vila Nova de Gaia, acolhem a exposição “Estados d’Alma”, da autoria de Albertina Machado e Anabela Mendes da Silva, artistas com raízes angolanas e uma forte ligação à cidade do Porto. A sala de exposição da centenária casa de vinho do Porto serve de galeria à exposição, que estará aberta ao público todos os dias, das 10h00 às 18h00, até 13 de outubro. A entrada é gratuita.

 

 

 

Para visitar a fonte da informação clique aqui

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Publicado por Planeta Cultural às 21:52

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Pesquisar

 


subscrever feeds


Contacto

planetacultural@sapo.pt

Comunicado aos nossos leitores

1- Planeta Cultural é um Blog que tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular nas páginas da Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de Comunicação Social, que nem sempre será viável citar ou referenciar. Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo, o favor de me contactar via e-mail (constante no meu perfil público), na sequência de que procederei à sua imediata remoção.

2 - Os comentários expressos neste "Blog", vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste sítio, "Blog", pelo que, publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo. Reserva-me também o direito de eliminar qualquer comentário que possa considerar difamatório, ofensivo, calunioso ou prejudicial a terceiros, bem como textos de carácter promocional que também poderão ser excluídos.

Atenciosamente;

---------------------------------R. C.
-------------Administrador do Planeta Cultural