Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Assinala-se segunda-feira o dia Mundial da Fotografia

Planeta Cultural, 17.08.13

Assinala-se segunda-feira, 19 de Agosto, o Dia Mundial da Fotografia, proclamado em 1839 pelo governo francês.

 

 O governo francês declarou como de domínio público, sete meses depois da sua invenção, o mais novo processo fotográfico: o Daguerreótipo.

 

Foi este processo, criado pelo francês Louis Daguerre em 1837, que possibilitou a difusão da produção fotográfica mundialmente.    

 

A fotografia é uma técnica de gravação por meios químicos, mecânicos ou digitais, de uma imagem numa camada de material sensível à exposição luminosa.    

 

A palavra fotografia deriva das palavras gregas Phótos (luz), e Graphis (estilo, pincel) ou Graphê (desenhar).

 

As duas descobertas que possibilitaram o nascimento da fotografia foram, em primeiro lugar, o princípio da câmara escura: a luz reflectida por um objecto que projecta sua imagem no interior de uma câmara escura, que contenha um orifício para a entrada dos raios luminosos.

 

 Em segundo lugar, a fotossensibilidade, o facto de alguns compostos químicos serem alterados quando expostos à luz, o que permite a gravação de imagens.  

 

Esse princípio já era conhecido no século 18, mas faltava descobrir um material sensível à luz que pudesse substituir o pergaminho.    

 

A França foi a mãe da fotografia, mas não se pode definir precisamente o pai. Durante muito tempo, o francês Louis Daguerre ficou conhecido como o "inventor" da fotografia. Ele conseguiu registar imagens em uma chapa revestida com prata e sensibilizada com iodeto de prata e vapor de mercúrio.  

 

Sua invenção foi baptizada de daguerreótipo e apresentada no dia 19 de Agosto de 1839 na Academia de Ciências de França, em Paris.

 

Por volta de 1880, por iniciativa do norte-americano George Eastman, a fotografia começou a se popularizar. Ele inventou a primeira câmara fotográfica portátil e o filme embalado em rolos.

 

"Você aperta o botão e nós fazemos o resto", era o slogan do anúncio de seu inventor. Ele baptizou a máquina portátil de Kodak, pois gostava da letra K e juntou-a com outras letras, até formar uma palavra sem sentido, mas de sonoridade agradável.  

 

Recentemente surgiu a fotografia digital, que começa a se popularizar.

 

O fotógrafo pode especializar-se em um tipo de fotografia ou assunto. As especializações mais conhecidas são o fotojornalismo, a paisagem, o retrato, a arte e a fotografia de objectos em estúdio. 

 

Hoje, com a fotografia digital, os celulares, as máquinas, Ipods e outros produtos tecnológicos permitem que todo ser humano consiga levar a imagem para onde quiser.

 

 

Para visitar a fonte da informação clique aqui

Comunicado aos nossos leitores

1- Planeta Cultural é um Blog que tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular nas páginas da Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de Comunicação Social, que nem sempre será viável citar ou referenciar. Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo, o favor de me contactar via e-mail (constante no meu perfil público), na sequência de que procederei à sua imediata remoção.

2 - Os comentários expressos neste "Blog", vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste sítio, "Blog", pelo que, publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo. Reserva-me também o direito de eliminar qualquer comentário que possa considerar difamatório, ofensivo, calunioso ou prejudicial a terceiros, bem como textos de carácter promocional que também poderão ser excluídos.

Atenciosamente;

---------------------------------R. C.
-------------Administrador do Planeta Cultural