Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]






Comentários recentes

  • Triptofano!

    Realmente no Porão qualquer excitação ficaria auto...

  • Veegam

    Como obter Stellar Lumens gratis!https://steemit.c...

  • Firmino

    deus vê a quem a gente faz bem e depois no fim lev...

  • Planeta Cultural

    O ser humano consegue bem de longe ser pior que os...

  • Maribel Maia

    É com muita pena que leio notícias dessas!





Morreu Rosalía Mera, a mulher mais rica de Espanha

Sexta-feira, 16.08.13
Aos 69 anos, a co-fundadora da Inditex foi vítima de um AVC durante as férias em Menorca. Rosália Mera, que estava hospitalizada desde 14 de Agosto, acabou por não sobreviver depois de uma paragem cardio-respiratória.
 

Rosalía Mera, a mulher mais rica de Espanha e co-fundadora da marca Zara, que mais tarde daria origem ao império da Inditex, morreu esta quinta-feira. Mera estava hospitalizada desde a passada quarta-feira, dia em sofreu um acidente vascular cerebral. A co-fundadora da marca de vestuário gozava os últimos dias de férias em Menorca, com a filha, o genro e os netos. Tinha 69 anos.

 

Mera fundou, a par com o então seu marido Amacio Ortega, a marca “Zara” nos anos 1970. Inicialmente comercializavam apenas robes de banho para senhoras. Com o passar dos anos, a empresa expandiu-se e passou a vender outro tipo de vestuário. Mais tarde, o negócio deu origem à Inditex, que para além da Zara detém marcas como a Bershka, Massimo Dutti e Pull&Bear. Actualmente, a Inditex está presente em 86 mercados, totalizando seis mil lojas. Em 2012, as vendas atingiram os 15,9 mil milhões de euros.

 

A fortuna de Rosalía Mera estava avaliada pela “Forbes” em 4.700 milhões de euros, o que a torna a 66ª pessoa mais rica do planeta. A empresária detinha uma participação de 6,99% na Inditex, o que fazia dela a segunda maior accionista, uma vez que Amancio Ortega é o accionista maioritário, com uma participação de 59,3%. A posição foi adquirida em 2001, através da empresa Rosp Corunna, depois da OPA sobre a Inditex. Para além da participação na Inditex, Mera detinha ainda uma participação de 5% na companhia espanhola de biotecnologia Zeltia, bem como participações mais modestas noutros sectores.

 

De assistente de vendas a dona do maior império de retalho

 

Rosalía Mera Goyenechea nasceu a 28 de Janeiro de 1944, num bairro operário de La Coruña, na região da Galiza. Mera deixou os estudos aos 11 anos para se tornar assistente de vendas numa loja de roupa. Casou-se com Ortega em 1966.

 

Em 1975, o casal abriu a primeira loja Zara em La Coruña. A Inditex seria apenas fundada dez anos mais tarde. No final da década de 1980, a marca Zara expandiu-se a nível internacional pela primeira vez, com a abertura da primeira loja em Portugal. Seguiu-se Nova Iorque e Paris, em 1990.

 

Mera e Ortega separaram-se em 1986, altura em que a milionária se concentrou mais na família e a causas sociais. Nesse mesmo ano, Mera criou a Fundação Paideia, de apoio à mulher e à integração social de minorias. O casal divorciou-se apenas em 1997.

 

 

Para visitar a fonte da informação clique aqui

Autoria e outros dados (tags, etc)

Publicado por Planeta Cultural às 11:50


Pesquisar

 



Contacto

planetacultural@sapo.pt

Comunicado aos nossos leitores

1- Planeta Cultural é um Blog que tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular nas páginas da Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de Comunicação Social, que nem sempre será viável citar ou referenciar. Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo, o favor de me contactar via e-mail (constante no meu perfil público), na sequência de que procederei à sua imediata remoção.

2 - Os comentários expressos neste "Blog", vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste sítio, "Blog", pelo que, publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo. Reserva-me também o direito de eliminar qualquer comentário que possa considerar difamatório, ofensivo, calunioso ou prejudicial a terceiros, bem como textos de carácter promocional que também poderão ser excluídos.

Atenciosamente;

---------------------------------R. C.
-------------Administrador do Planeta Cultural