Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Satélite português lançado no Espaço

25.07.13, Planeta Cultural

O grupo elétrico nacional Efacec está novamente no Espaço com eletrónica desenvolvida, fabricada e testada, na íntegra, em Portugal.

 

O satélite de telecomunicações 'Alphasat', com parte do hardware desenvolvido pela empresa portuguesa Efacec, vai ser lançado esta quinta-feira no espaço pela Agência Espacial Europeia (ESA), anunciou a empresa em comunicado enviado à agência Lusa.

 

O novo lançamento colocará o satélite 'Alphasat' numa órbita geoestacionária, isto é, uma órbita do plano equatorial terrestre propícia à localização de satélites de comunicação, dado que os seus períodos orbitais são iguais ao período de rotação da Terra (23 horas, 56 minutos e 4,09 segundos), conhecido como dia sideral.

 

A tecnologia integrada no satélite consiste num monitor de radiação que mede a energia dos eletrões e protões emitidos pelo sol, e por um sistema que regista o efeito da radiação espacial sobre diversos dispositivos.

 

O lançamento do 'Alphasat', com lugar na base da ESA em Kourou (Guiana Francesa), começará por volta das 19h50, hora de Lisboa, e poderá ser seguido em direto nos sites da ESA e da Arianespace.

 

 

Para visitar a fonte da informação clique aqui