Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Um solar rural na rota do românico

25.07.13, Planeta Cultural

A 40 minutos do Porto, junto ao Mosteiro do Salvador, o Solar Egas Moniz abriu as portas aos amantes de uma casa de campo com história.

 

Moradia familiar desde final do século XIX, o solar Egas Moniz  acaba de abrir as portas, pela mão acolhedora do clã Vinha, a todos os amantes  de uma casa de campo com história.

 

Situado em Paço de Sousa, a 40 minutos do Porto, junto ao  Mosteiro do Salvador, morada eterna do aio de D. Afonso Henriques, o solar  dispõe de 10 quartos de tipologia variada, seis na parte histórica, quatro na  ala nova, ligada à casa-mãe por um passadiço suspenso e vidro.

 

Num lugar onde se anuncia à chegada "felicidade sete dias por  semana", cada quarto oferece o mesmo conforto, vistas relaxantes, decoração  singular e nome único - 'Coragem', 'Lealdade' ou 'Honra', os valores do nobre  Egas Moniz, imperaram na zona secular.

 

Na ala contemporânea, onde todos os espaços vão dar a um pátio  interior que apela ao puro ócio, pontifica a tradição, adotando os quartos os  nomes de 'Vira', 'Azeite', 'Vinho' e 'Namorados', este tingido de vermelho e  apimentado por almofadas inspiradas nos lenços dos apaixonados.

 

Em fim de restauro neste verão, o velho sótão do solar é o  refúgio perfeito para os adolescentes que aqui vêm em busca de aventura e  escapadelas de bicicletas. Para os mais pequenos, há diversão garantida na  piscina, nos baloiços e escorregas, ou na horta, com baby-sitter a  pedido.

 

No coração da Rota do Românico do Tâmega e Sousa, fazem-se  visitas, guiadas ou solitárias, por mosteiros, ermidas, pontes e torres que  remontam à fundação de Portugal. Vinhos (à venda na Enoteca) e gastronomia da  região são outros encantos a degustar nos belos recantos da casa ou entre o  arvoredo dos jardins.

 

 

Para visitar a fonte da informação clique aqui