Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Rui Costa iguala Joaquim Agostinho ao ganhar segunda etapa do Tour

O ciclista português Rui Costa venceu mais uma etapa pela segunda vez nesta edição da Volta à França, a centésima, igualando o feito de Joaquim Agostinho.
 

Foram precisos 44 anos para voltar a ver um ciclista português vencer duas etapas na mesma edição da Volta a França, depois de em 1969 Joaquim Agostinho ter realizado esse feito.

 

Depois de na terça-feira passada o ciclista português ter vencido a 16ª etapa isolado, e de ontem ter terminado a mais de 25 minutos do primeiro classificado, hoje, sexta-feira, Rui Costa voltou a cruzar a meta sem oposição, naquela que é a antepenúltima etapa deste ano, na ligação de Bourg d'Oisans a Le Grand Bornand, num total de 204,5 quilómetros.

 

Esta é a 13ª vez que um português cruza a meta em primeiro lugar na Volta à França, embora a quarta vitória de Joaquim Agostinho, em 1977, lhe tenha sido retirada devido a um controlo doping positivo.

 

Rui Costa juntou-se assim a um grupo restrito de mais quatro portugueses a conseguir este feito, depois de Sérgio Paulinho (2010), Joaquim Agostinho (cinco triunfos em etapas, entre 1969 e 79), Paulo Ferreira (uma, em 1984) e Acácio da Silva (três, de 1987 a 89, o único português a ter vestido a camisola amarela).

 

Intactos deverão continuar ainda o terceiro lugar da geral de Joaquim Agostinho, conseguido em 1978, o quinto de José Azevedo, em 2004, e o 10º de Alves Barbosa (primeiro português a participar na Volta a França), em 1956.

 

 

Para visitar a fonte da informação clique aqui

Comunicado aos nossos leitores

1- Planeta Cultural é um Blog que tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular nas páginas da Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de Comunicação Social, que nem sempre será viável citar ou referenciar. Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo, o favor de me contactar via e-mail (constante no meu perfil público), na sequência de que procederei à sua imediata remoção.

2 - Os comentários expressos neste "Blog", vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste sítio, "Blog", pelo que, publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo. Reserva-me também o direito de eliminar qualquer comentário que possa considerar difamatório, ofensivo, calunioso ou prejudicial a terceiros, bem como textos de carácter promocional que também poderão ser excluídos.

Atenciosamente;

---------------------------------R. C.
-------------Administrador do Planeta Cultural