Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Rui Costa iguala Joaquim Agostinho ao ganhar segunda etapa do Tour

19.07.13, Planeta Cultural
O ciclista português Rui Costa venceu mais uma etapa pela segunda vez nesta edição da Volta à França, a centésima, igualando o feito de Joaquim Agostinho.
 

Foram precisos 44 anos para voltar a ver um ciclista português vencer duas etapas na mesma edição da Volta a França, depois de em 1969 Joaquim Agostinho ter realizado esse feito.

 

Depois de na terça-feira passada o ciclista português ter vencido a 16ª etapa isolado, e de ontem ter terminado a mais de 25 minutos do primeiro classificado, hoje, sexta-feira, Rui Costa voltou a cruzar a meta sem oposição, naquela que é a antepenúltima etapa deste ano, na ligação de Bourg d'Oisans a Le Grand Bornand, num total de 204,5 quilómetros.

 

Esta é a 13ª vez que um português cruza a meta em primeiro lugar na Volta à França, embora a quarta vitória de Joaquim Agostinho, em 1977, lhe tenha sido retirada devido a um controlo doping positivo.

 

Rui Costa juntou-se assim a um grupo restrito de mais quatro portugueses a conseguir este feito, depois de Sérgio Paulinho (2010), Joaquim Agostinho (cinco triunfos em etapas, entre 1969 e 79), Paulo Ferreira (uma, em 1984) e Acácio da Silva (três, de 1987 a 89, o único português a ter vestido a camisola amarela).

 

Intactos deverão continuar ainda o terceiro lugar da geral de Joaquim Agostinho, conseguido em 1978, o quinto de José Azevedo, em 2004, e o 10º de Alves Barbosa (primeiro português a participar na Volta a França), em 1956.

 

 

Para visitar a fonte da informação clique aqui