Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]






Comentários recentes

  • Triptofano!

    Realmente no Porão qualquer excitação ficaria auto...

  • Veegam

    Como obter Stellar Lumens gratis!https://steemit.c...

  • Firmino

    deus vê a quem a gente faz bem e depois no fim lev...

  • Planeta Cultural

    O ser humano consegue bem de longe ser pior que os...

  • Maribel Maia

    É com muita pena que leio notícias dessas!





Salários de parlamentares no Brasil superam os vencimentos nos países ricos

Terça-feira, 16.07.13

Os salários dos congressistas brasileiros superam os vencimentos dos parlamentares de vários países desenvolvidos, como do Canadá, do Japão e da Noruega, divulgou hoje a imprensa brasileira.

 

De acordo com o jornal O Globo, que cita um ranking divulgado na segunda-feira pela revista britânica "The Economist", o salário dos parlamentares brasileiros aparece como um dos mais altos do mundo. Dos 29 países citados no ranking da revista britânica, o Brasil aparece na quinta posição com uma remuneração anual de 120,1 mil euros.

 

O Brasil ultrapassa países como o Canadá (117,3 mil euros anuais), o Japão (114 mil euros), a Noruega (105,1 mil euros), Alemanha (91 mil euros), Israel (87,4 mil euros), Reino Unido (80,3 mil euros), Suécia (75,6 mil euros), França (65,4 mil euros) e Espanha (33,4 mil euros). A revista não inclui dados para Portugal.

 

Os únicos países seleccionados com parlamentares que ganham mais do que os brasileiros são Austrália (153,2 mil euros), Nigéria (144,3 mil euros), Itália (138,6 mil euros) e Estados Unidos (132,5 mil euros).

 

A lista, entretanto, não considera outros tipos de remuneração.

Hoje, um deputado federal do Brasil, que ganha 26,7 mil reais por mês (9,1 mil euros), ainda tem direito a seguro de saúde, a apoio financeiro para habitação, a passagens aéreas, a carro oficial, entre outras regalias.

 

A lista mostra ainda o salário dos parlamentares em relação ao rendimento "per capita" dos países. Neste caso, o Brasil aparece na sexta posição, com a remuneração anual do parlamentar sendo 13 vezes o Produto Interno Bruto (PIB) "per capita".

A Nigéria lidera o ranking, com 116 vezes o valor do PIB "per capita" e a Noruega é a última colocada, com apenas duas vezes o valor do PIB "per capita".

 

Os dados divulgados pela "The Economist" foram recolhidos por um órgão que controla os gastos do parlamento britânico. Neste documento, há uma proposta de aumento para os parlamentares de 11,5 por cento. Se for aprovado o projecto, um parlamentar britânico passará a ganhar 89,1 mil euros (actualmente ganha 80,3 mil euros).

 

Os elevados salários pagos aos deputados, senadores e governadores no Brasil têm sido um dos rastilhos das recentes manifestações. Uma das polémicas mais recentes envolve Sérgio Cabral, governador do Rio de Janeiro, que anunciou nesta semana que deixará de usar o helicóptero diariamente no trajecto da sua casa para o Palácio Guanabara (sede do governo no Rio), ambos na zona sul do Rio, a menos de 10 quilómetros de distância.

 

A decisão foi tomada depois de a revista "Veja" ter revelado que o helicóptero do governo foi usado para transportar os filhos do governador, baby-sitters e o cão da família, Juquinha,  para Mangaratiba, onde o governador costuma passar o fim de semana. O Ministério Público instaurou procedimento para apurar o suposto uso irregular do aparelho. 

 

 

Para visitar a fonte da informação clique aqui

Autoria e outros dados (tags, etc)

Publicado por Planeta Cultural às 19:04


Pesquisar

 



Contacto

planetacultural@sapo.pt

Comunicado aos nossos leitores

1- Planeta Cultural é um Blog que tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular nas páginas da Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de Comunicação Social, que nem sempre será viável citar ou referenciar. Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo, o favor de me contactar via e-mail (constante no meu perfil público), na sequência de que procederei à sua imediata remoção.

2 - Os comentários expressos neste "Blog", vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste sítio, "Blog", pelo que, publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo. Reserva-me também o direito de eliminar qualquer comentário que possa considerar difamatório, ofensivo, calunioso ou prejudicial a terceiros, bem como textos de carácter promocional que também poderão ser excluídos.

Atenciosamente;

---------------------------------R. C.
-------------Administrador do Planeta Cultural