Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Fenómeno El Niño influi nas chuvas acima do normal previstas em Angola

19.10.09, Planeta Cultural

As chuvas previstas acima do anormal em algumas regiões do país e outras da SADC, na presente época chuvosa, estão relacionadas com o fenómeno El Niño, informou hoje, segunda-feira, o director-geral do Instituto  Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET), Luís Constantino.

 

O fenómeno El Niño, de acordo com o responsável, é caracterizado por um aquecimento da temperatura da superfície do Oceano Pacífico equatorial nas zonas central e oriental.

  

Segundo as previsões da Organização Meteorológica Mundial (OMM), El Niño começou em Junho no Pacífico e poderá durar até o primeiro trimestre de 2010.
  

Em declarações à Angop, Luís Constatino, realçou que em conformidade com este  fenómeno, prevê-se chuvas acima do normal nos meses de Outubro, Novembro e Dezembro do ano em curso e Janeiro, Fevereiro e Março de 2010.

  

Essas quedas pluviométricas anormais, no ponto de vista do meteorologista, estão também relacionadas com as alterações climáticas, e de acordo com as previsões do INAMET vão registar-se com maior intensidade nas províncias de Cabinda,  Zaire, Uíge, Lundas Norte e Sul, Malange, Kwanza Norte, Moxico e no extremo sudeste de Kuando Kubango.

  

“As alterações climáticas de alguma forma provocaram e estão a provocar uma certa desestabilização da atmosfera, e notamos que parte de alguns países do globo onde chovia menos, agora chove muito e vice-versa”, analisou o director-geral do INAMET.

  

Questionado se essas previsões poderão ou não causar inundações nas regiões  referidas, Luís Constantino disse ser impossível prever, visto não saberem a quantidade de chuvas que  hão-de cair sobre essas terras, um aspecto que está a  ser estudo.

  

Como parte integrante da Comissão Nacional de Protecção Civil (CNPC), o INAMET   continua a trabalhar no sentido de fornecer informações úteis que permitam a protecção das populações.

  

A previsão climática é um produto informativo que o INAMET coloca a disposição dos diferentes utilizadores anualmente, em véspera da época chuvosa, para além do boletim meteorológico editado diariamente pelo seu Centro de Previsão de Tempo, situado no aeroporto de Luanda.
  

Tal produto baseia-se na distribuição das probabilidades de ocorrência de precipitações acima do normal, normal e abaixo do normal, para cada região de chuva homogénea, podendo a mesma ser ajustada ou melhorada em função de determinado dado novo que surgir em termos de temperatura e clima.

  

Este constitui um instrumento útil para a planificação a médio prazo de inúmeras actividades socioeconómicas, como a agricultura, saúde, recursos hídricos, ambiente, gestão de calamidades, transporte aéreo, marítimo e em outros sectores.


Fonte: Angop