Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Cinco distritos com temperatura acima dos 30.º

22.06.13, Planeta Cultural

Uma subida da temperatura máxima, em especial nas regiões do interior Norte e Centro, no Alentejo e na região do vale do Tejo é a previsão para hoje do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). As temperaturas máximas atingirão os 35 graus celsius em Évora, e acima dos 30 em Beja, Portalegre, Castelo Branco e Bragança, com 29 em Lisboa e 28 em Faro, Sines, Viseu, Vila Real e Braga.

 

No Porto ficarão pelos 21, com 24 em Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Funchal.

 

Os meteorologistas do Instituto prevêem ainda céu pouco nublado ou limpo, aumentando de nebulosidade no litoral a norte do Cabo Raso para o final do dia.

 

O vento soprará em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante norte, sendo do quadrante sul na costa sul durante a tarde, e soprando moderado a forte (25 a 40 km/h) no litoral oeste, em especial a sul do Cabo Carvoeiro.

 

Para o arquipélago dos Açores, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado com boas abertas.

 

Já para o arquipélago da Madeira, prevê períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral pouco nublado nas vertentes sul da ilha.

 

Alguns concelhos dos distritos de Vila Real e Bragança e o arquipélago da Madeira apresentam "risco extremo" de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o IPMA.

 

Os restantes distritos de Portugal continental estão com risco "muito alto" de exposição à radiação ultravioleta, assim como o arquipélago dos Açores, à excepção da ilha de Santa Maria, que apresenta "risco extremo".

 

Com o "risco extremo", o IPMA aconselha a população a evitar o mais possível a exposição ao sol, enquanto com o nível "muito alto" as pessoas devem utilizar óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protector solar, e devem evitar a exposição das crianças ao sol.

 

 

In' Sol