Preços dos combustíveis sobem após aumento das matérias-primas
Os preços dos combustíveis vão voltar a subir, numa altura em que as matérias-primas estão a valorizar. Na semana passada o gasóleo aumentou quase 5% e a gasolina mais de 3,5%, nos mercados internacionais, o que significa que abastecer o depósito de um veículo vai ficar mais caro.
De acordo com os contratos negociados nos mercados internacionais, o preço da tonelada de gasóleo aumentou 4,97%, em euros. E a gasolina de 95 octanas encareceu 3,56%.
Estas subidas fazem antever aumentos dos preços dos combustíveis nas bombas de abastecimento. E estes valores já consideram a subida do euro, que para países como Portugal acaba por atenuar a valorização das matérias-primas, que negoceiam em dólares.
A subida das matérias-primas, na semana passada, reflectiu a divulgação das reservas de petróleo e derivados nos EUA, com os números a ficarem aquém das expectativas. Além deste factor, o facto de se estar a aproximar o período de temperaturas mais baixas faz com que os preços do gasóleo subam, já que o seu consumo atinge o pico no Inverno, devido ao uso para aquecimento.
As perspectivas económicas também acabam por influenciar a negociação destes produtos, já que em altura de crescimento económico o consumo de combustíveis aumenta.
Fonte: Jornal de Negócios