Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

FMI ameaça suspender pagamentos à Grécia no final de Julho

20.06.13, Planeta Cultural
O Fundo Monetário Internacional prepara-se para suspender os pagamentos a Atenas, no âmbito do programa de ajuda externa, se os bancos centrais da Zona Euro recusarem prolongar a maturidade de obrigações gregas, que permitiria ao país angariar entre 3 mil milhões a 4 mil milhões de euros.

O “Financial Times” acaba de noticiar que o Fundo Monetário Internacional prepara-se para suspender as ajudas à Grécia no final do próximo mês, caso as autoridades da Zona Euro não consigam suprir um buraco de 3 mil milhões a 4 mil milhões de euros.

 

Este buraco, explica o jornal britânico, é gerado pela recusa dos bancos centrais da região em prolongarem as maturidades das obrigações que têm na sua posse. E vai obrigar os ministros das Finanças da Zona Euro a discutir “fontes alternativas de financiamento”, que podem mesmo passar por um novo programa de resgate no final de 2013, disse ao "Financial Times" uma fonte envolvida nas negociações.  

 

“Ainda assim, o FMI avisou as autoridades europeias que o buraco exige que o fundo interrompa as ajudas no final de Julho”, disse a mesma fonte ao jornal britânico, que explica que segundo as regras do FMI um país deve ter financiamento disponível para, pelo menos, 12 meses para poder receber ajudas. Esta derrapagem de 3 mil milhões a 4 mil milhões significa que Atenas só tem financiamento disponível até ao final de Julho de 2014.

 

 

Para visitar a fonte da informação clique aqui