Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

EUA: Águias «pegam-se» no ar e despenham-se em aeroporto

15.05.13, Planeta Cultural

 

Duas águias «pegaram-se» numa batalha em pleno ar e, após ficarem com as garras presas uma na outra, «despenharam-se» numa pista do aeroporto de Duluth, no Minnesota.

 

Os dois espécimes (Haliaeetus leucocephalus) não se conseguiram soltar um do outro após terem ficado com as garras presas, o que interferiu com a capacidade de voarem, explicou Randy Hanzal, do Departamento de Recursos Naturais do Minnesota.

 

Ambas as aves sobreviveram à queda mas mesmo assim continuaram com as garras presas. «As águias tinham as garras enfiadas uma na outra muito profundamente», disse Hanzal.

 

Um funcionário da Monaco Air viu as águias-de-cabeça-branca a caírem e deu o alerta. Hanzal recolheu os animais, ambos adultos, e transportou-os até à Wildwoods, organização de reabilitação da Vida Selvagem, em Duluth.

 

Hanzal não tinha consigo uma jaula suficientemente grande para transportar as duas águias, pelo que acabou por levá-las na parte de trás da sua pickup, tapadas por cobertores e casacos, e atadas por fitas, viajando devagar até à Wildwoods, a cerca de 3,2 km.

 

A meio da viagem, Hanzal terá dado conta de «confusão» no veículo, e olhando pelo retrovisor viu penas e voar em todas as direcções. Uma das aves tinha-se soltado e fugiu a voar. O responsável levou então a outra águia até à Wildwoods.

 

«[A ave que chegou à organização] tinha feridas superficiais de quando elas se pegaram no ar», explicou Peggy Farr, da Wildwoods.

A médica tratou então a ave com antibióticos, fluidos e analgésicos.

 

Segundo Frank Nicoletti, do Observatório de Aves de Hawk Ridge, os combates entre águias em pleno ar não são incomuns, algo que vê «regularmente» no seu trabalho. Mas geralmente, conseguem desprender-se antes de atingirem o solo.

 

 

Para visitar a fonte da informação clique aqui