Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Paris apresentará projeto de usar dirigível no lugar de helicópteros

18.10.09, Planeta Cultural

A Prefeitura de Paris apresenta nesta segunda-feira (19) um projeto que prevê a utilização de um dirigível tanto como um meio de transporte alternativo como um substituto de helicópteros em determinadas atividades.

 

A edição deste domingo do "Le Journal du Dimanche" informa que o balão teria 30 metros de comprimento, 17 metros de largura, 300 metros cúbicos de gás hélio em seu interior e uma autonomia de voo de 240 quilômetros para uma velocidade média de 60 km/h - ou de 150 quilômetros para deslocamentos a 75 km/h.

 

Ainda segunda a publicação, o dirigível começaria a voar em 2011, movido a baterias de lítio recarregáveis a partir de painéis solares.

 

O secretário de Pesquisa, Desenvolvimento e Universidades, Jean-Louis Missika, está convencido de que o balão "pode substituir com vantagens o helicóptero em distâncias curtas".

 

Para ele, o dirigível seria "muito útil na detecção dos poluentes atmosféricos e na observação do trânsito, dos níveis de poluição ou da qualidade do isolamento dos edifícios".

 

Também está prevista a utilização do balão como meio de transporte complementar tanto de passageiros como de carga, caso sejam solucionadas questões técnicas que agora limitam a capacidade dele.

 

"Por isso é necessário um desenvolvimento tecnológico de alto nível", concluiu o secretário.

 

A concepção da aeronave, estimada em 2 milhões de euros, está a cargo dos pesquisadores da Escola Normal Superior de Cachan, que trabalham em parceria com algumas empresas e engenheiros de outros centros universitários.

 

A Polícia parisiense já utiliza dirigíveis para acompanhar o trânsito. Mas estes são alugados de uma empresa britânica.

 

Outra intenção das autoridades parisienses é tornar o balão em uma espécie de símbolo da cidade, como a Torre Eiffel.

 

Fonte: Folha Online