Nascem mais 3 linces-ibéricos em cativeiro
Mais uma vez em Espanha, uma fêmea de lince-ibérico teve três crias, todos machos, no Centro de Conservação de El Acebuche, pertencente ao Parque Natural de Doñana.
Esta fêmea, de nome Saliega, já contribuiu com outras 10 crias para projecto de reprodução do lince-ibérico, aumentando assim para 27 o número total de nascimentos desde o início do programa. Estes nascimentos e a expectativa de, em Abril, nascerem mais cerca de duas dezenas de pequenos linces, vem aumentar a esperança de, pelo menos em cativeiro, os linces não desaparecerem para sempre da Península Ibérica.
O grande investimento feito em Espanha, quer financeiro, quer em meios humanos, começa a dar resultados e a deixar para trás o espectro da extinção que pairou sobre a espécie. Infelizmente, na semana passada as notícias não foram as melhores, quando se soube que uma fêmea grávida a viver em liberdade foi atropelada, acabando por morrer em consequência dos ferimentos. Estima-se que neste momento existam 200 animais a viver em liberdade na Península Ibérica e cerca de 50 em cativeiro, em programas de recuperação da espécie.