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Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

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Sapo Cabo Verde lança canal 'Múzika'

12.04.13, Planeta Cultural



O Sapo Cabo Verde, criado há cinco anos, lançou, na quinta-feira à noite, o canal temático "Múzika", iniciativa que, disse à agência Lusa Inês Condeço, responsável da Sapo Internacional, pretende tornar-se um "ponto de encontro" da música e cultura cabo-verdianas.


"É um sítio dedicado à cultura e à música cabo-verdianas, que pretende ser um ponto de encontro desta comunidade e terá novidades, reportagens e entrevistas, numa lógica de multimédia, com fotos e vídeos", realçou Inês Condeço, lembrando a interactividade subjacente ao novo projecto.

 

O "Múzika", explicou, é partilhável nas redes sociais, onde se torna possível comentar, permitindo eliminar os "gaps" entre os utilizadores e os músicos e criar a proximidade através dos fóruns de discussão, alargada às versões multiplataformas.

 

Inês Condeço salientou que a música tem sido uma presença "constante" no Sapo Cabo Verde, indicando que, com o novo canal, que tem como lema "Nôs Cultura, Nôs Morabeza", passa a existir um sítio que agrega todas as informações e conteúdos.

 

"A música sempre esteve presente. Lançamos o «SapoFest», temos feito todos os festivais de Cabo Verde, em termos de cobertura, temos os especiais CVMA (Cabo Verde Music Awards) e Kriol Jazz Festival, também dentro do «Notícias», e fizemos homenagens a Cesária Évora e Bana", argumentou.

 

"A nossa relação com os músicos também é muito boa e, no fundo, é potenciar a relação e proximidade existente e dar visibilidade pelo mundo inteiro a tudo o que fazem", explicou à Lusa a responsável do Sapo Internacional.

 

A rede Sapo instalou-se em Cabo Verde há cinco anos e, desde então, além do canal "Notícias", foi criando sucessivamente outros mais temáticos - "Mulheres", "Sabores", "Desporto", "Viajar", "Jogos", "Fama", "TV e Cinema", "Astrologia", "Palco Principal", "Rádios Online", "Sites" e "Kids".

 

Para este ano, está previsto o lançamento de mais canais temáticos - "Estudante" (em maio), "Saúde" (em Junho) e "Novelas" (em Julho).

 

Pelo meio, haverá a remodelação do "Turismo" e, além de uma nova "homepage", está em estudo o lançamento do canal "Mobile", destinado a telemóveis.

 

"A rede Sapo hoje já vale 12 milhões de visualizações por mês, o que é fabuloso. A rede inclui tudo, a "homepage", os parceiros e serviços, como o mail, etc", afirmou.

 

Em Cabo Verde, segundo Inês Condeço, a "homepage" do Sapo conta com dois milhões de visualizações por mês, o quádruplo do total da população total do arquipélago (cerca de 500 mil habitantes).

 

"São cerca de 500 mil visitantes únicos a entrarem, da comunidade interna e da diáspora. Há 100 por cento de penetração nesta comunidade de utilização da Internet que vai ao Sapo, que é, de facto, a porta de entrada e um sucesso de audiências", frisou.

 

Presentes no lançamento, que decorreu num restaurante da Cidade da Praia, estiveram dezenas de músicos, grupos, promotores, agentes e produtoras, que aderiram de imediato ao projecto.

 

 

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