Toyota, Honda, Nissan e Mazda recolhem mais de 19 mil carros em Portugal
Toyota, Honda, Nissan e Mazda são as fabricantes que vão proceder à recolha dos veículos por questões de segurança. As quatro principais fabricantes de automóveis de origem nipónica vão recolher um total de 3,4 milhões de carros em todo o mundo devido a um defeito no “airbag” dos passageiros.
Em Portugal, a Toyota estima que 12 mil veículos sejam afectados. Os modelos em questão são os Yaris, Corola e Avensis, revelou ao Negócios António Costa, do departamento de Relações Públicas da marca.
Segundo António Costa, "não há risco de não funcionamento" do airbag, tratando-se de apenas um não cumprimento dos parâmetros necessários. Os proprietários de automóveis dos modelos referidos da Toyota vão ser notificados através de carta registada com aviso de recepção e a substituição da peça com defeito deverá demorar entre uma a duas horas e meia.
Já a Nissan estima que 4.323 unidades sejam afectadas no país. Contudo, António Pereira Joaquim, director de comunicação da Nissan Iberia, afirma que nem todas as unidades vão ser recolhidas, uma vez que "algumas já foram abatidas". Almera, Navara, Pathfinder, Patrol, Terrano II, Tino e X-Trail são os modelos afectados no país, revelou a marca ao Negócios.
Na Honda, os modelos afectados são o Civic, Stream, Jazz e CR-V, produzidos entre 2001 e 2003. No total, a marca identificou 2.748 veículos “potencialmente afectados”, de acordo com um comunicado emitido pela fabricante esta quinta-feira. A partir de 15 de Maio, a Honda começará a notificar os proprietários dos modelos afectados em Portugal, que se deverão dirigir “aos concessionários para efectuarem a substituição dos respectivos insufladores” dos airbags.
Por sua vez, das 45.463 unidades afectadas da Mazda apenas 46 circulam em Portugal. De acordo com a marca, os 46 carros correspondem ao modelo Mazda6 e foram fabricados entre Fevereiro de 2002 e Abril de 2003. A Mazda garante que está já em processo de contacto com os clientes afectados.
(Notícia actualizada às 15h12, com informação relativa aos veículos da marca Honda e às 16h25 com informação relativa aos veículos da marca Mazda)
Para visitar a fonte da informação clique aqui