Fundos aumentaram exposição às acções do BCP em 87,5%
A exposição dos fundos de investimento às acções do banco liderado por Nuno Amado aumentou 87,5% durante o mês de Fevereiro, com o banco a tomar o lugar da Galp Energia entre as cinco preferidas dos gestores de fundos.
Os fundos de investimento em acções reforçaram a aposta no BCP nas suas carteiras de investimento em 87,5%, segundo os dados divulgados pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), relativos a Fevereiro.
O banco passou a ser a terceira maior aposta dos gestores de fundos, pesando 7,3% do valor global que os fundos de investimento registados na CMVM têm em acções.
As maiores posições dos fundos de investimento continuam a ser em acções da Espírito Santo Financial Group (ESFG), apesar de o valor caiu detido por fundos de investimento ter caído 5,4% para um montante equivalente a 19,9% das carteiras de investimento. A segunda maior posição é na Zon Multimédia, crescendo 9,2% para 11,1%.
“Os cinco principais títulos do mercado nacional a integrarem as carteiras dos fundos foram o Espírito Santo Financial Group, Zon Multimédia, BCP, Semapa e BES. A Galp, após uma queda de 11,2% foi substituída neste grupo em Fevereiro”, lê-se no comunicado publicado pela CMVM.
De acordo com o regulador, o montante aplicado pelos fundos em acções de empresas portuguesas cresceu 4,5% para 344 milhões de euros. em sentido inverso, o valor aplicado em acções de cotadas estrangeiras caiu 2,2% para 1.005,1 milhões de euros.
Portugal manteve a segunda posição como destino de investimento dos fundos (tendo em contra todo o tipo de activos), apesar de uma descida de 5,3% para 1.359,6 milhões de euros.
As acções do BCP fecharam a cair 1,80%, na sessão de segunda-feira, para 0,109 euros e, durante o mês de Fevereiro, valorizaram 10,10%.
Para visitar a fonte da informação clique aqui