UE autoriza medicamento contra desejo de beber dos alcoólicos
A Agência Europeia do Medicamento (AEM) aprovou hoje a venda de um fármaco que reduz a vontade de beber dos alcoólicos, informaram os laboratórios que criaram o tratamento.
O finlandês Biotie Therapies, que desenvolveu o tratamento, e o seu parceiro dinamarquês Lundbeck, que se encarregará do fabrico e comercialização, anunciaram em comunicados distintos ter obtido a aprovação do medicamento com o nome de Selincro.
Segundo Lundbeck, o medicamento, o primeiro do género autorizado na Europa, “reduziu em perto de 60 por cento o consumo de álcool após seis meses de tratamento” em ensaios clínicos, o que representa uma “diminuição média de quase uma garrafa de vinho por dia”.
“O Selincro é indicado na redução do consumo de álcool em pacientes adultos que registam uma dependência com um consumo de álcool de alto risco (mais de 60 g/dia para um homem e mais de 40 g/dia para uma mulher) e não apresentam sintomas físicos de abstinência”, explicaram os dois laboratórios, segundo a agência France Presse.
Aquelas quantidades correspondem a cerca de seis e quatro copos de álcool, respetivamente.
O medicamento, administrado por via oral, é “um regulador dos recetores opioides, que atua sobre a estrutura cerebral da recompensa”, tornando a sede de álcool menos urgente. A molécula em causa chama-se nalmefeno.
Se assim o desejar, visite a fonte da informação clicando aqui