Galp Energia e BES entre as 100 mais sustentáveis do mundo
A Galp Energia e o BES estão entre as 100 empresas mais sustentáveis do mundo em 2013. A Galp ocupa o 62.º lugar enquanto o BES ocupa o 97.º.
O ranking – Global 100 Most Sustainable Corporations in the World -, que é elaborado anualmente pela canadiana Corporate Knights (CK) foi divulgado no Fórum Económico Mundial, que decorre em Davos, na Suíça. Esta é a primeira vez que empresas portuguesas integram o Global 100, de acordo com um comunicado da Galp Energia.
Classificada em primeiro lugar está a belga Umicore e em último está o Banco do Brasil. No total, o ranking de 2013 agrega empresas oriundas de 22 países e as receitas conjuntas das 100 totalizam três mil milhões de euros, o que equivale a 4,5% do PIB mundial.
Os critérios que determinam a lista final da CK são 15 e englobam aspectos como a produtividade na utilização de recursos, a preservação de valores sociais, a diversidade dos cargos dirigentes, a percentagem de impostos pagos e a capacidade de inovação. A amostra inicial da edição deste ano abrangeu quatro mil empresas.
A recolha dos dados para a elaboração do índice é feita através de dados disponibilizados pela Bloomberg, mas também de informação publicada pelas próprias empresas. Numa segunda fase, as empresas elegíveis são classificadas em relação às restantes empresas que englobam o mesmo sector segundo indicadores de desempenho e com base nas tendências recentes de cada grupo de indústria.
Para visitar a fonte da informação clique aqui