Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Quentin Tarantino receberá prémio pelo conjunto da obra no Festival de Roma 2013

28.12.12, Planeta Cultural

A sétima edição do Festival de Cinema de Roma vai homenagear o cineasta Quentin Tarantino, que acaba de lançar nos Estados Unidos a sua nona longa-metragem como realizador, «Django Livre».

Vencedor de um Óscar de melhor argumento original por «Pulp Fiction» (1994), o americano vai receber um prémio pelo conjunto da sua obra durante a exibição da gala do seu novo filme no festival italiano, a 4 de Janeiro. O troféu será entregue a Tarantino pelo compositor de bandas-sonoras Ennio Morricone, de quem o cineasta é fã.

«A visão de Quentin Tarantino influenciou radicalmente o nosso imaginário colectivo ao longo dos últimos 20 anos», explicou em comunicado oficial o director artístico do Festival de Roma, Marco Müller.

«Tarantino é um cineasta profundamente americano e ao mesmo tempo muito europeu, porque a relação que estabeleceu com o cinema e a sua história é tão analítica quanto apaixonada. Ele cultivou um projecto coerente de encenação, um projecto autoral que tem se tornado mais rico graças à sua experimentação com a linguagem e também a constantes referências cinematográficas. Como resultado, os seus filmes são vivos e vivazes ao extremo, eles implodem os códigos e convenções de géneros cinematográficos, mas cada um deles expressa o espírito do seu tempo», acrescentou.

 

 

Para visitar a fonte da informação clique aqui