Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Êxodo cigano começou há 1500 anos

06.12.12, Planeta Cultural

Povos 'roma' deixaram o nordeste da Índia e disseminaram-se pela Europa a partir dos Balcãs

 

O êxodo que levou os povos roma – ciganos – a espalharem-se, a partir do noroeste da Índia, por diversas partes do mundo começou há 1500 anos. Estas são as conclusões de um estudo de DNA de 13 populações ciganas da Europa. As investigações foram realizadas por David Comas, da Universidade Pompeu Fabra de Barcelona, e Manfred Kayser, da Erasmus MC, de Roterdão. O trabalho está publicado na revista «Current Biology».

 

Os investigadores compararam material genético de indivíduos ciganos europeus com o de habitantes das zonas da Índia de onde este povo é originário. A ideia era perceber que mutações se produziram e obter uma espécie de relógio biológico que permitisse datar o momento em que os grupos se dividiram.

 

Os investigadores conseguiram perceber também algumas diferenças entre ciganos de distintas partes da Europa, determinando que a disseminação por este continente começou a partir dos Balcãs, há 900 anos.

 

Estas conclusões são consistentes com as obtidas anteriormente com os estudos sobre a língua romani e servem para preencher muitas lacunas sobre a história do povo cigano, visto esta carecer de registos escritos”, diz Comas.

 

Do ponto do vista do genoma, os ciganos compartilham uma história única que consiste de dois elementos: as raízes no noroeste da Índia e a mistura com populações não ciganas na Europa durante o processo de migração (com diferentes pesos ao longo do tempo), que permitiu a acumulação de diferentes mutações.

 

O estudo mostra, assim, que “compreender o legado genético dos ciganos é necessário para compreender, também, as características genéticas dos europeus no seu conjunto”, acrescenta Kayser.

 

 

Se assim o desejar, visite a fonte da informação clicando aqui