Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

EUA cortaram sinal de canais iranianos na Europa, acusam deputados

23.10.12, Planeta Cultural

Membros do Parlamento de Teerão acusam as autoridades norte-americanas de exigirem que o sinal de televisão de canais iranianos fosse cortado dentro do território europeu. A ordem teria partido do OFAC (Escritório de Controlo de Activos Estrangeiros dos Estados Unidos), que supostamente exigiu que a Intelsat (Organização Internacional de Satélites de Telecomunicações) bloqueasse as transmissões.

Os canais iranianos afectados são o Sahar, Jame-e-Jam, Al-Kosar e IRINN. Trata-se da segunda medida deste tipo implementada em menos de dez dias. No último dia 15 de Outubro, o fornecedor de televisão via satélite Eutelsat bloqueou a transmissão de 19 canais e estações de rádio emitidas pelo Irão via satélite. A empresa alegou que está apenas a cumprir com uma exigência da União Europeia, que pretende intensificar as suas sanções sobre a economia do país.

 

Maja Kocijancic, porta-voz da Alta Representante da União Europeia para Assuntos Exteriores e Política de Segurança, negou que o bloco tenha ordenado a interrupção das transmissões iranianas e disse que a decisão partiu de livre e espontânea vontade das próprias companhias fornecedoras do sinal.

 

 

Se assim o desejar, visite a fonte da informação clicando aqui