Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]






Comentários recentes

  • Triptofano!

    Realmente no Porão qualquer excitação ficaria auto...

  • Veegam

    Como obter Stellar Lumens gratis!https://steemit.c...

  • Firmino

    deus vê a quem a gente faz bem e depois no fim lev...

  • Planeta Cultural

    O ser humano consegue bem de longe ser pior que os...

  • Maribel Maia

    É com muita pena que leio notícias dessas!





Seis filmes portugueses selecionados para o festival de Toronto

Quarta-feira, 29.08.12

Seis filmes de produção portuguesa, entre os quais "Tabu", de Miguel Gomes, e "O grande Kilapy", de Zézé Gamboa, integrarão em setembro o Festival de Cinema de Toronto, no Canadá, informou o Instituto do Cinema e Audiovisual.


O festival de Toronto, que decorrerá de 6 a 16 de setembro, é considerado um dos mais importantes da América do Norte e não tem secções competitivas, havendo apenas prémios atribuídos pelo público e pela crítica.

Este ano foram selecionadas seis produções portuguesas para várias secções, como "As linhas de Wellington", de Valeria Sarmiento - que está em competição em Veneza -, e que terá em Toronto uma apresentação especial.

Na secção dedicada aos mestres do cinema estará "O Gebo e a Sombra", de Manoel de Oliveira, que se estreará em Portugal a 27 de setembro.

O realizador angolano Zézé Gamboa apresentará a longa-metragem "O Grande Kilapy", com produção de Fernando Vendrell, na secção "Cinema Contemporâneo do Mundo".

"O Grande Kilapy" tem argumento de Luís Alvarães e Luís Carlos Patraquim, foi rodado em Potugal, Brasil e Angola, e é um filme de época baseado em factos reais, passado no período colonial, entre os anos 1960 e 1970, centrando-se num "playboy" angolano que desvia dinheiro do Estado português para sustentar os seus vícios.

Zézé Gamboa volta a Toronto depois de ter apresentado lá a primeira longa-metragem, "O herói", em 2004, um ano antes de ter sido premiado no Festival de Cinema de Sundance, nos Estados Unidos.

De acordo com o Instituto do Cinema e Audiovisual, Fernando Vendrell estará presente no festival no âmbito do "Producers Lab", um encontro de produtores europeus.

Em Toronto será ainda apresentado "Tabu", o premiado filme de Miguel Gomes, que terá distribuição comercial nos Estados Unidos e Canadá, e a curta-metragem "Zwazo", que Gabriel Abrantes apresentou este ano no festival de Locarno.

No festival canadiano estará também "A última vez que vi Macau", filme de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata.

O filme, que cruza histórias pessoais dos dois realizadores, com Macau em pano de fundo, mereceu uma menção especial do júri no festival de Locarno e abrirá em outubro o DocLisboa.

"Tabu", "Zwazo" e "A Última Vez Que Vi Macau" estarão presentes na secção "Wavelengths" do festival de Toronto.



Se desejar visitar a fonte da informação clique aqui

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Publicado por Planeta Cultural às 18:03


Pesquisar

 



Contacto

planetacultural@sapo.pt

Comunicado aos nossos leitores

1- Planeta Cultural é um Blog que tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular nas páginas da Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de Comunicação Social, que nem sempre será viável citar ou referenciar. Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo, o favor de me contactar via e-mail (constante no meu perfil público), na sequência de que procederei à sua imediata remoção.

2 - Os comentários expressos neste "Blog", vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste sítio, "Blog", pelo que, publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo. Reserva-me também o direito de eliminar qualquer comentário que possa considerar difamatório, ofensivo, calunioso ou prejudicial a terceiros, bem como textos de carácter promocional que também poderão ser excluídos.

Atenciosamente;

---------------------------------R. C.
-------------Administrador do Planeta Cultural