Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Angola: Operação policial termina na repatriação de 37 chineses por crimes violentos

26.08.12, Planeta Cultural

Mais de trinta chineses suspeitos de envolvimento em crimes violentos contra compatriotas em Angola foram repatriados hoje, culminando a primeira grande operação conjunta realizada pelas polícias dos dois países, disse a agência noticiosa oficial chinesa.


Os 37 suspeitos estão indiciados por raptos, assaltos, chantagem, tráfico de pessoas e prostituição, indicou o Ministério chinês da Segurança Pública.


Mais de 400 agentes das polícias de Angola e da China participaram na operação.


Cerca de 259 mil chineses trabalham atualmente em Angola, constituindo a maior comunidade estrangeira residente no país.

O número, tema de frequente especulação, foi revelado em Abril passado, durante a primeira visita à China do ministro do Interior de Angola, Sebastião Martins.


Segundo algumas estimativas ocidentais, seriam cerca de 70.000, que trabalhavam sobretudo na construção e reparação de estradas, caminhos-de-ferro e outras infraestruturas, mas chegou a falar-se em "quase um milhão".


A visita de Sebatião Martins ficou assinalada por um acordo de cooperação policial contra o crime organizado e transnacional, nomeadamente o tráfico de drogas e de seres humanos, assinado pelo ministro angolano e o homólogo chinês, o conselheiro de Estado e ministro da Segurança Pública, Meng Jianzhu.



Para visitar a fonte da informação, clique aqui