Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Queijo e iogurte podem ajudar a prevenir diabetes

31.07.12, Planeta Cultural

Pessoas que levam uma dieta saudável costumam evitar o consumo de queijos que, dependendo do tipo, podem ser altamente calóricos. Mas um novo estudo, publicado no The American Journal of Clinical Nutrition, mostrou que o consumo tanto deste alimento quanto de iogurte pode reduzir o risco de uma pessoa desenvolver diabetes tipo 2. A descoberta foi feita por cientistas ingleses e holandeses de diferentes instituições, como a Utrecht University, na Holanda.


Para chegar à conclusão, 16 mil pessoas (sendo 12 mil portadoras de diabetes tipo 2) responderam a questionários sobre hábitos alimentares e estilo de vida. A partir dos dados, os especialistas perceberam que dois lacticínios pareciam exercer influência sobre o risco de desenvolver a doença: o queijo e o iogurte.

A quantidade de duas fatias de queijo ou meio frasco de iogurte por dia - ou 55 gramas de cada alimento - foi associada a uma probabilidade 12% menor de ter diabetes. O estudo não especificou quais eram os melhores tipos de queijo, mas afirmou que os demais lacticínios não ofereciam os mesmos benefícios, embora não aumentassem o risco da doença.

Há duas prováveis razões para tal efeito: uma é a fermentação desses alimentos que pode promover reacções benéficas no organismo e outra é a quantia - ainda que moderada - de gorduras benéficas presentes no queijo e de bactérias probióticas do iogurte que trazem benefícios para a saúde.

Entretanto, outros investigadores questionam a real eficácia de tal ingestão e recomendam consultar um nutricionista antes de inserir esses alimentos no menu diário.

 

 

Para visitar a fonte da informação, clique aqui