Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]






Comentários recentes

  • Triptofano!

    Realmente no Porão qualquer excitação ficaria auto...

  • Veegam

    Como obter Stellar Lumens gratis!https://steemit.c...

  • Firmino

    deus vê a quem a gente faz bem e depois no fim lev...

  • Planeta Cultural

    O ser humano consegue bem de longe ser pior que os...

  • Maribel Maia

    É com muita pena que leio notícias dessas!





Relógios de todo o mundo atrasam um segundo às 24:00 de sábado

Sexta-feira, 29.06.12

 

Horologistas (estudiosos da medição do tempo) de todo o mundo preparam-se para realizar uma das mais estranhas operações da sua profissão no sábado: suspender o tempo. O último minuto de 30 de Junho de 2012 está destinado a ter 61 segundos.

Os «guardiões do tempo» precisam de acrescentar «um segundo» para compensar o movimento errático da Terra. O ínfimo atraso temporal irá compensar a divergência do tempo solar – o período necessário para o planeta completar um dia.

A Terra leva 86,400 segundos para completar esta «revolução» de 360 graus, mas oscila no seu eixo devido às forças gravitacionais do Sol e da Lua e as marés, que, no seu conjunto, afectam a rotação numa ínfima fracção de um segundo.

O fenómeno faz com que a Terra deixe de estar em conformidade com o Tempo Atómico Internacional (TAI), escala de tempo calculada pelo Departamento Internacional de Pesos e Medidas (BIPM), que recorre a informações de cerca de duzentos relógios atómicos em mais de 50 laboratórios nacionais espalhados pelo mundo.

Estes ajustamentos horários começaram a realizar-se em 1972 e de cada vez que se procede a esta operação os computadores têm que ser configurados à escala global.

 

 

Para visitar a fonte da informação, clique aqui

Autoria e outros dados (tags, etc)

Publicado por Planeta Cultural às 23:51

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Pesquisar

 


subscrever feeds


Contacto

planetacultural@sapo.pt

Comunicado aos nossos leitores

1- Planeta Cultural é um Blog que tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular nas páginas da Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de Comunicação Social, que nem sempre será viável citar ou referenciar. Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo, o favor de me contactar via e-mail (constante no meu perfil público), na sequência de que procederei à sua imediata remoção.

2 - Os comentários expressos neste "Blog", vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste sítio, "Blog", pelo que, publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo. Reserva-me também o direito de eliminar qualquer comentário que possa considerar difamatório, ofensivo, calunioso ou prejudicial a terceiros, bem como textos de carácter promocional que também poderão ser excluídos.

Atenciosamente;

---------------------------------R. C.
-------------Administrador do Planeta Cultural