Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Tags

Mais tags



Comentários recentes

  • Triptofano!

    Realmente no Porão qualquer excitação ficaria auto...

  • Veegam

    Como obter Stellar Lumens gratis!https://steemit.c...

  • Firmino

    deus vê a quem a gente faz bem e depois no fim lev...

  • Planeta Cultural

    O ser humano consegue bem de longe ser pior que os...

  • Maribel Maia

    É com muita pena que leio notícias dessas!





Próstata sem receios…

Domingo, 27.05.12

Em torno das doenças da próstata gravita ainda muito desconhecimento e receio. Mas o rastreio e o diagnóstico precoce são essenciais para diminuir a mortalidade associada a estas doenças, de que o cancro é a face mais visível.

Há estudos que indicam que nove em cada dez homens já ouviram falar de cancro da próstata, mas apenas cerca de 20 por cento consultou o médico para falar sobre a doença e submeter-se a rastreio e diagnóstico precoce.

Estes dados são elucidativos do modo como os homens portugueses encaram uma doença que, entre eles, é a segunda causa de morte oncológica, com cerca de 1.800 óbitos anuais e quatro mil novos casos diagnosticados.

Este é um dos factores que pode ajudar a explicar a elevada proporção que o número de mortes assume no número de diagnósticos anuais. É que, com frequência, o cancro da próstata é diagnosticado tardiamente. Por um lado, porque pode desenvolver-se sem sintomas e, por outro, porque muitos homens ainda são relutantes no que respeita ao rastreio.

E porquê? Essencialmente porque a próstata é um órgão do aparelho reprodutor masculino, logo associado à sexualidade. É uma glândula que contribui para a fertilidade na medida em que produz um líquido que compõe o esperma e que transporta os espermatozóides, embora não interfira no desempenho sexual. O que pode acontecer é que formas graves de algumas doenças relacionadas com a próstata, bem como alguns dos tratamentos destinados a essas doenças, originem problemas de disfunção eréctil.

Do mesmo modo, muito embora a próstata não integre o sistema urinário, as doenças com ela relacionadas causam incómodo a este nível: é que a glândula situa-se logo abaixo da bexiga, envolvendo a parte inicial da uretra, o canal que conduz a urina até à extremidade do pénis, por onde é expelida.

É, pois, uma glândula complexa, mas da qual os homens não se apercebem ao longo da vida. Até que, com o passar dos anos, podem surgir alguns problemas, sendo que as doenças da próstata ocorrem essencialmente após os 50 anos, podendo ocorrer antes, se houver antecedentes genéticos. São problemas que, no mínimo, comprometem a qualidade de vida mas que podem, em alguns casos, ser graves de forma a pôr em causa a própria vida. Muito depende de um diagnóstico precoce.

 

Leia mais em Médicos de Portugal

Autoria e outros dados (tags, etc)

Publicado por Planeta Cultural às 15:04


Pesquisar

 



Contacto

planetacultural@sapo.pt

Comunicado aos nossos leitores

1- Planeta Cultural é um Blog que tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular nas páginas da Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de Comunicação Social, que nem sempre será viável citar ou referenciar. Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo, o favor de me contactar via e-mail (constante no meu perfil público), na sequência de que procederei à sua imediata remoção.

2 - Os comentários expressos neste "Blog", vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste sítio, "Blog", pelo que, publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo. Reserva-me também o direito de eliminar qualquer comentário que possa considerar difamatório, ofensivo, calunioso ou prejudicial a terceiros, bem como textos de carácter promocional que também poderão ser excluídos.

Atenciosamente;

---------------------------------R. C.
-------------Administrador do Planeta Cultural