Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Decisão do tribunal sobre liquidação de dívida com entrega da casa é "alerta" para os bancos

A Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal considera um "alerta" a decisão do tribunal de Portalegre segundo a qual a entrega de casa ao banco liquida a dívida, e defende a necessidade de os bancos agirem.

“É um aviso, é mais um alerta”, afirmou à agência Lusa o presidente da Associação dos Profissionais e Empresas de Medição Imobiliária (APEMIP), Luís Lima, num comentário à notícia avançada hoje pelo “Diário de Notícias”, segundo a qual o Tribunal de Portalegre determinou que a entrega de habitação ao banco paga todo o empréstimo em dívida.

O “Diário de Notícias” adianta que esta sentença, sentença já transitou em julgado, pelo que é definitiva, irá mudar a relação entre os bancos e os clientes que devolverem a casa por falta de pagamento e segue a jurisprudência já em prática em Espanha.

Para justificar esta sentença, o juiz considerou que havia “enriquecimento injustificado” por parte dos bancos pelo facto de avaliarem as habitações e exigirem depois aos devedores o remanescente resultante da diferença entre o valor da avaliação e o montante obtido com a venda.

Luís Lima, em declarações à Lusa, salienta o facto de a decisão tornada pública hoje ter de constituir jurisprudência, mas sublinha a necessidade de a banca “agir, intervir antes de o problema aumentar e tomar proporções incontroláveis”.

“Acima de tudo, as pessoas têm de sentir que o banco é um parceiro que vai tentar ajudá-los e é isso que, muitas vezes, não acontece”, afirmou o presidente da APEMIP, reconhecendo, contudo, que a situação “está a mudar”.

Nos primeiros três meses deste ano, foram entregues 2.300 imóveis, tanto por famílias como por promotores imobiliários, em resultado do incumprimento nos créditos à habitação e à construção, segundo dados da APEMIP.

Este valor, que corresponde a uma média de 25 imóveis entregues por dia, representa uma subida de 74%, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Em 2011, cerca de 6.900 imóveis foram entregues em dação em pagamento.

 

Se assim o desejar, visite a fonte da informação clicando aqui

Comunicado aos nossos leitores

1- Planeta Cultural é um Blog que tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular nas páginas da Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de Comunicação Social, que nem sempre será viável citar ou referenciar. Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo, o favor de me contactar via e-mail (constante no meu perfil público), na sequência de que procederei à sua imediata remoção.

2 - Os comentários expressos neste "Blog", vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste sítio, "Blog", pelo que, publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo. Reserva-me também o direito de eliminar qualquer comentário que possa considerar difamatório, ofensivo, calunioso ou prejudicial a terceiros, bem como textos de carácter promocional que também poderão ser excluídos.

Atenciosamente;

---------------------------------R. C.
-------------Administrador do Planeta Cultural

1 comentário

Comentar post