Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Marinha portuguesa salva oito pescadores espanhóis

06.09.09, Planeta Cultural

Oito pescadores espanhóis foram resgatados do mar pela Marinha portuguesa, depois do barco em que seguiam ter naufragado, ontem à noite, a 19 milhas a oeste de Vila do Conde. Uma fragata espanhola estava por perto, mas não chegou a intervir.

 

Os pescadores salvos constituíam toda a tripulação do barco de pesca espanhol “Nosa Cantiga”, que, às 19 horas deste domingo, emitiu um pedido de socorro por estar a meter água pela casa das máquinas.

 

O alerta foi recebido pela Capitania de Vila do Conde e foram accionados meios adstritos à Zona Marítima do Norte, nomeadamente o navio auxiliar "Schultz Xavier e um helicóptero".

Os pescadores resgatados estão neste momento a ser transportados para o porto de Leixões, em Matosinhos, disse ao JN fonte da Capitania de Leixões.

 

Quando os meios de socorro chegaram ao local, já o navio tinha naufragado por completo e os oito pescadores, dois deles com ferimentos ligeiros, estavam em balsas no mar.

Segundo apurou o JN junto da Capitania de Vila do Conde, nas redondezas do local do naufrágio estaria também uma fragata espanhola por casualidade, não tendo essa embarcação – ao contrário do que chegou a ser noticiado – tido intervenção na operação de salvamento dos pescadores.

 

Os pescadores deverão chegar ao porto de Leixões entre a meia-noite e a uma da manhã.

 

 

Fonte: Jornal de Notícias