Blog do Planalto volta ao ar, mas parte do conteúdo está indisponível
A estreia do "Blog do Planalto" continua com problemas. Depois de passar praticamente toda a manhã fora do ar, a página voltou a funcionar por volta das 13h.
Mas não eram todos os conteúdos do blog que estavam disponíveis para leitura. Nenhum dos textos publicados na seção destaques podiam ser lidos.
O blog saiu do ar devido ao grande número de acessos. O blog permite apenas 6.000 acessos simultâneos. No começo da manhã, esse número superou os 10 mil.
O Planalto informou que entrou contato com técnicos para aumentar a capacidade de acessos ao blog.
Num vídeo postado no blog, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva dá as boas-vindas aos internautas e fala sobre o pré-sal, já que ele vai anunciar hoje o marco regulatório do petróleo extraído da camada. Segundo Lula, o anúncio representa "um novo Dia da Independência para o Brasil".
O objetivo do blog, segundo o governo federal, é oferecer informações sobre o Poder Executivo para os leitores que têm como principal fonte de informação a internet.
O pedido partiu de Lula em dezembro, quando entrou no ar o blog do governo de transição americano e, depois, o blog da Casa Branca. Segundo interlocutores do governo, os blogs de Barack Obama e do primeiro-ministro inglês, Gordon Brown, serviram de modelo para o presidente brasileiro.
O governo quer atingir o público que utiliza a internet como principal meio de informação. Em fevereiro, foi criado um Twitter falso do presidente. O acesso e a divulgação ampla das informações impressionaram e fizeram o governo acelerar a entrada de Lula no mundo virtual.
Fonte: Folha Online