Globo Internacional completa 10 anos
A Rede Globo promoveu na noite desta quinta-feira, 27, uma coletiva de imprensa em sua sede, em São Paulo, para comemorar os 10 anos da TV Globo Internacional, primeiro canal voltado ao público brasileiro no exterior.
Na ocasião, estiveram presentes o diretor da Divisão Internacional da Rede Globo, Ricardo Scalamandré; o diretor de Distribuição Internacional, Marcelo Spínola; o diretor de Comercialização, Marcelo Duarte e o apresentador Serginho Groisman.
Desde o seu lançamento, em 1999, o canal registra um crescimento médio de faturamento de 35% ao ano. Já são cerca de duas milhões de pessoas no mundo (550 mil assinantes) que acompanham diariamente a programação da Rede Globo com qualidade digital, transmitida 24 horas por dia em diferentes plataformas – IPTV, cabo e satélite.
Na abertura da coletiva, Scalamandré ressaltou o desenvolvimento do canal nesta década. “No início, a TV Globo Internacional possuía apenas um sinal para o mundo todo. Atualmente temos quatro sinais diferentes, customizados para os diferentes continentes. E para o ano que vem pretendemos lançar um quinto sinal, exclusivamente para África, que hoje é um dos principais mercados”, afirmou.
A TV Globo Internacional tem Angola como um mercado fundamental, hoje são 175 mil assinantes no país. Os Estados Unidos também são outra importante região para a TV Globo Internacional, hoje com 100 mil assinantes, seguido de Portugal com 30 mil e Japão com 25 mil. “O crescente interesse da comunidade de língua portuguesa em nossas produções incentiva investimentos na distribuição do nosso sinal. Podemos citar importantes parceiros como Time Warner Cable e Cablevision, em Nova York, e Neuf, na França.”, colocou o executivo.
Durante o evento, Scalamandré aproveitou para anunciar um acordo recém-fechado. “Acabamos de assinar um contrato com uma das maiores operadoras de telefonia, a americana Verizon, que irá transmitir o nosso sinal via IPTV. Com esta parceria hoje são 52 operadoras”, completou.
Os jornalistas também assistiram a um vídeo que mostrou a história dos 10 anos do canal, com depoimentos emocionantes dos assinantes. Em outro VT, foram apresentadas as diversas ações comemorativas previstas para marcar a data nos diferentes cantos do mundo, além da primeira edição do “Brazilian Day London”, que reuniu 35 mil pessoas na capital inglesa no último dia 02 de julho. “O ‘Brazilian Day’ é um importante momento, em que os brasileiros e a comunidade se encontram para comemorar e celebrar. Em Londres foram mais de 35 mil pessoas, inclusive de países próximos. É o dia em que eles são os donos daquela área. Eles vão com bandeira e camiseta verde-amarela”, contou Serginho Groisman, que apresentou o evento em Londres e estará no comando do “Brazilian Day Tóquio”.
Para celebrar os 10 anos, a Central Globo de Comunicação (CGCOM) desenvolveu uma campanha que será veiculada na mídia impressa no Brasil e também em revistas internacionais, a partir do dia 5 de setembro. Além da peça impressa, foi criado um jingle “O que nos une é a mesma emoção”, música-tema do vídeo comemorativo dos 10 anos, além de um logotipo especial que será veiculado na grade da TV Globo Internacional durante todo este ano. “A campanha é a imagem do que acontece no canal. Com o tempo, fomos crescendo e por meio da nossa programação, todas as comunidades de língua portuguesa no mundo se unem”, explicou Marcelo Spínola.
Fonte: AdNews