Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]






Comentários recentes

  • Triptofano!

    Realmente no Porão qualquer excitação ficaria auto...

  • Veegam

    Como obter Stellar Lumens gratis!https://steemit.c...

  • Firmino

    deus vê a quem a gente faz bem e depois no fim lev...

  • Planeta Cultural

    O ser humano consegue bem de longe ser pior que os...

  • Maribel Maia

    É com muita pena que leio notícias dessas!





Casos de violência doméstica aumentaram 23% em dois anos

Sexta-feira, 06.01.12

Os casos de violência doméstica aumentaram 23 por cento em dois anos, passando de 20.394 em 2008 para os 25.129 casos em 2010 (excluindo a violência contra menores), foi hoje divulgado num seminário sobre esta temática realizado no Porto.

Os dados foram apresentados num encontro destinado a reflectir sobre os resultados do Programa para Agressores de Violência Doméstica (PAVD) que foi implementado em regime experimental nos últimos três anos em 79 comarcas da região Norte mas que deverá, a partir de agora, ser replicado a nível nacional.

Isabel Batista, coordenadora da equipa de projecto PAVD, da Direcção Geral de Reinserção Social contou à Lusa que “os resultados preliminares deste programa mostram mudanças positivas ao nível do autocontrolo dos agressores”.

Esta psicóloga explicou que o projecto, destinado exclusivamente aos agressores conjugais, com o objectivo de prevenir a reincidência, iniciou-se a 15 de Julho de 2009 e termina no próximo dia 14.

“Os resultados, que consideramos satisfatórios, apesar de ser necessário corrigir alguns pontos, revelam que os agressores deixam de ter tanta tendência para atribuir a causas externas o seu comportamento abusivo além de melhorarem o autocontrolo e autodisciplina”, avançou a especialista.

De acordo com Isabel Batista, estes indivíduos têm a tendência para minimizar, banalizar e atribuir o seu comportamento a causas externas, mas no final de 18 meses de programa assumem a consciência e a responsabilidade do seu próprio comportamento.

“Actualmente temos 123 agressores a frequentar o programa que inclui diversas fases, num total de 103 horas”, afirmou, referindo que 20 indivíduos já concluíram o PAVD e cerca de 30 estão na fase final de formação.

O PAVD é uma parceria da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género e da Direcção Geral de Reinserção Social. O objectivo é promover nos agressores a consciência e a assumpção da responsab

 

 

Se assim o desejar, visite a fonte da informação clicando aqui

Autoria e outros dados (tags, etc)

Publicado por Planeta Cultural às 18:18


Pesquisar

 



Contacto

planetacultural@sapo.pt

Comunicado aos nossos leitores

1- Planeta Cultural é um Blog que tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular nas páginas da Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de Comunicação Social, que nem sempre será viável citar ou referenciar. Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo, o favor de me contactar via e-mail (constante no meu perfil público), na sequência de que procederei à sua imediata remoção.

2 - Os comentários expressos neste "Blog", vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste sítio, "Blog", pelo que, publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo. Reserva-me também o direito de eliminar qualquer comentário que possa considerar difamatório, ofensivo, calunioso ou prejudicial a terceiros, bem como textos de carácter promocional que também poderão ser excluídos.

Atenciosamente;

---------------------------------R. C.
-------------Administrador do Planeta Cultural