Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Sonae Indústria aliena Tafisa à Placas do Paraná por 116 milhões

26.08.09, Planeta Cultural
A Sonae Indústria alienou hoje à Placas do Paraná a participação detida na Tafisa Brasil por 116 milhões de euros para “fortalecer o seu balanço”, informou a empresa em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). A operação deverá ter um impacto positivo de 65 milhões de euros nos seus capitais próprios.

Segundo a mesma fonte, a “Sonae Indústria, SGPS, SA informa que as suas subsidiárias, SCS Beheer, B.V. e Tafiber – Tableros de Fibras Ibéricos, S.L., alienaram hoje à Placas do Paraná, S.A., sociedade detida pela Celulosa Arauco Y Constitución, S.A. do Chile, a totalidade da participação detida na Tafisa Brasil, S.A., por 116 milhões de euros a que acresce a assunção pelo comprador de dívida líquida e passivos contingentes no montante de 43 milhões de euros”.

“O valor total da companhia (EV) implícito na transacção ascende a 159 milhões de euros o que representa um múltiplo EV/LTM EBITDA de 7.8x1”, sublinha a empresa.

A mesma fonte explica que a decisão de alienar a Tafisa Brasil “está alinhada com a estratégia, anteriormente divulgada pela Sonae Indústria, de fortalecer o seu Balanço. Esta oportunidade de saída do mercado brasileiro foi criada pelo processo de consolidação em curso nesse mercado”.

“Com base na informação disponível nesta data, estimamos que esta transacção impacte positivamente os capitais próprios consolidados da Sonae Indústria, SGPS, S.A. em cerca de 65 milhões de euros”, revela a empresa, acrescentando que , através desta transacção a Sonae Indústria, SGPS, S.A. reduzirá, em termos consolidados, o endividamento líquido em aproximadamente 130 milhões de euros e outras responsabilidades não correntes e provisões em aproximadamente 80 milhões de euros”.
 
Fonte: Jornal de Negócios