Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Dormir às escuras pode ajudar a controlar a diabetes

12.09.11, Planeta Cultural

Uma investigação levada a cabo por investigadores da Universidade de Granada (Espanha) permitiu concluir que dormir completamente às escuras pode ajudar a controlar melhor a diabetes mellitus, uma doença metabólica crónica provocada pela insuficiente produção de insulina pelo corpo.

 

Essa quantidade insuficiente de insulina provoca excesso de glucose no sangue, pelo que os doentes têm que controlar ao longo de toda a sua vida os níveis, injectando insulina, seguindo uma dieta alimentar saudável e praticando exercício físico.

Recentemente, uma equipa de investigadores da Universidade de Granada demonstrou que a melatonina, uma hormona segregada de forma natural pelo corpo humano, ajuda a controlar a diabetes, já que aumenta a secreção da insulina, reduz a hiperglicemia e a hemoglobina glicada e diminui os ácidos gordos livres, adianta o jornal espanhol ABC.

A escuridão da noite favorece a secreção desta hormona, razão pela qual os investigadores acreditam que dormir completamente às escuras pode ajudar a controlar a diabetes associada à obesidade e os factores de risco associados.

Os mesmos efeitos foram verificados com a ingestão de alimentos que contém melatonina, como o leite, os cereais e as azeitonas, ou algumas plantas, como a mostarda, a curcuma, o cardamomo, a erva-doce e o coentro.

A melotonina é produzida no cérebro de todos os seres vivos em quantidades que variam ao longo do dia, embora haja uma inibição perantes a luz e um aumento da produção com a obscuridade.

Para chegar a esta conclusão, os investigadores da Universidade de Granada, em colaboração com os Serviços de Análises Clínicas do Hospital San Cecilio de Granada e o Serviço de Endocrinologia do Hospital Carlos III de Madrid, recorreram a jovens ratos Zucker obesos e diabéticos, um modelo experimental que simula o desenvolvimento da diabetes humana.

Os benefícios resultantes da administração de melatonina nos ratos jovens verificaram-se antes do desenvolvimento de complicações metabólicas e vasculares, pelo que os cientistas acreditam que a melatonina poderá ajudar a melhorar as doenças cardiovasculares associadas à obesidade.

 

 

Visite a fonte da informação clicando aqui