Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Mundiais2011-Nelson Évora: "Portugueses devem perceber o que é um Mundial antes de criticarem"

31.08.11, Planeta Cultural

Nelson Évora, campeão olímpico do triplo salto em Pequim2008, afirmou que os percalços ocorridos durante os Mundiais de atletismo "devem servir de exemplo para os portugueses perceberem o que isto é, antes de criticarem os atletas".

O português, campeão do Mundo em 2007 e vice em 2009, considera normais "as falsas partidas, os três nulos, e as marcas que não entram quando deveriam entrar", entre outros episódios protagonizados pelos atletas nos últimos dias.

"Tudo isso é normal", e as pessoas antes de apontarem o dedo "têm de ver que estão aqui os melhores" e que isso "já é um grande feito", disse Nelson Évora, em declarações à Agência Lusa.

O atleta, que entra em prova em Daegu, na Coreia do Sul, na sexta-feira, assegurou que o nível de pressão entre os Mundiais de atletismo e os Jogos Olímpicos "é o mesmo, só muda o nome", com a vantagem de, "pela primeira vez, num campeonato do Mundo, os atletas estarem "numa aldeia".

"Acaba por ser bom porque, mesmo entre colegas de equipas, convivemos muito mais. Temos uma sala comum, com apartamento (...), e isso é melhor porque ajuda a passar o tempo", revelou o atleta, que permanece na Ásia há 20 dias, primeiro para as Universíadas de Shenzhen, na China, e agora na Coreia do Sul para os Mundiais.

Mas, apesar do "companheirismo" e do "ambiente espectacular", Nelson Évora salientou que não se sente pressionado a mostrar resultados, à medida que a equipa portuguesa não se evidencia nas competições.

"Sem dúvida que não me influencia. Tenho de me preocupar comigo e concentrar-me no meu trabalho, mas os resultados menos bons deixam-me um pouco triste. É nesses momentos que temos de nos apoiar uns nos outros", sublinhou.

E nem o ouro da Universíadas lhe pesa. "A minha moral continua a mesma. Os meus objectivos continuam os mesmos, que é fazer o meu melhor, passar à final e divertir-me", concluiu.

 

Visite a fonte da informação clicando aqui