Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Acima de tudo, cultura geral

Acima de tudo, cultura geral

Buracos negros não se activam com fusões de galáxias

Conclusão contraria crença de que a maioria dos núcleos activos reagia à acção de duas galáxias.

 

Uma equipa de cientistas descobriu que a maioria dos buracos negros que estão no centro das galáxias desde os últimos 11 mil milhões de anos «não se tornaram activos devido a fusões de galáxias», como se pensava até agora.

A conclusão consta de um estudo realizado por cientistas internacionais publicado esta quarta-feira na revista da especialidade Astrophysical Journal e citado pela Lusa.

O estudo tinha por objectivo descobrir a origem «do material que activa o buraco negro adormecido que origina violentas explosões no centro da galáxia, tornando-se num núcleo activo de galáxia».

Até agora, os astrónomos achavam que a maioria destes núcleos activos se «acendiam» quando se dava uma fusão de duas galáxias ou quando duas galáxias passavam muito perto uma da outra e o material perturbado se tornava no combustível do buraco negro central».

O novo estudo, que combina dados do Very Large Telescope do ESO (Observatório Europeu do Sul) e do observatório espacial de raios X XMM-Newton da ESA (Agência Espacial Europeia), indica que a «ideia pode estar errada no caso de muitas galáxias activas».

A equipa de cientistas descobriu que «os núcleos activos são encontrados maioritariamente em galáxias com massa muito elevada, que contém muita matéria escura».

 

 

Visite a fonte da informação clicando aqui

Comunicado aos nossos leitores

1- Planeta Cultural é um Blog que tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular nas páginas da Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de Comunicação Social, que nem sempre será viável citar ou referenciar. Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo, o favor de me contactar via e-mail (constante no meu perfil público), na sequência de que procederei à sua imediata remoção.

2 - Os comentários expressos neste "Blog", vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste sítio, "Blog", pelo que, publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo. Reserva-me também o direito de eliminar qualquer comentário que possa considerar difamatório, ofensivo, calunioso ou prejudicial a terceiros, bem como textos de carácter promocional que também poderão ser excluídos.

Atenciosamente;

---------------------------------R. C.
-------------Administrador do Planeta Cultural

1 comentário

Comentar post